Informações otimistas e boas perspectivas marcaram os discursos do evento organizado pela Ampro na noite da última segunda-feira (22/08), em São Paulo. O encontro reuniu membros da nova diretoria da entidade, associados e convidados e contou ainda com a presença do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, com informações sobre “O cenário econômico, político e social do Brasil em 2010”.
“O Brasil está em situação muito melhor em comparação aos demais países do G20 após os efeitos da crise internacional. Vivemos um novo ciclo de desenvolvimento, com estabilidade política e institucional, inflação sob controle, solidez fiscal e uma série de outros fatores que sem dúvida serão levados em conta pelos investidores nos próximos anos. Fechamos o ano de 2009 em situação melhor do que estávamos antes da crise e as perspectivas são de um ano de 2010 com crescimento ainda maior da economia e sem riscos de descontrole fiscal, independente de quem ganhar as eleições.”, afirmou Rigotto durante sua apresentação, que trouxe um comparativo detalhado do panorama brasileiro frente aos desafios que têm sido enfrentados por países como os Estados Unidos, a China e outros do continente europeu.
A palestra de Germano Rigotto abriu o encontro da Ampro e foi seguida pela apresentação do novo presidente da entidade, Guilherme de Almeida Prado, com informações sobre o plano de trabalho da associação para 2010. “Temos uma grande quantidade de projetos para este ano. A Ampro tem apresentado um crescimento importante, tanto nacional quanto internacional, por meio da Fimapro – Federação Iberoamericana de Marketing Promocional. A entidade marca presença também por meio da atuação de todos os seus Comitês e Grupos de Estudo, cujos trabalhos deverão ser ampliados em 2010.”, afirmou Guilherme ao detalhar a atuação de cada comitê na Ampro, nas áreas de sustentabilidade e governança, viagens de incentivo, marketing de incentivo, trade e logística promocional; e grupos de estudos acadêmicos: de legislação promocional e ligados à questão da propaganda de alimentos.
De acordo com Prado, estão no programa, ainda, ações para traçar um panorama mais detalhado do mercado promocional brasileiro, por meio de novas pesquisas. “Além da pesquisa Ampro/Ibope, pretendemos traçar o primeiro panorama de comunicação no varejo e fazer o primeiro levantamento de cargos e salários do setor. Esta, por exemplo, é uma área complicada, pois cada agência cria sua nomenclatura e estrutura de cargos e isso dificulta na hora de fazer uma seleção de pessoal. A ideia é tentar padronizar até para dar uma estimativa para quem entra no mercado.”, informou.
Visita aos principais eventos mundiais para abastecer os associados com informações e a realização de treinamentos com agências e com os clientes também estão nos projetos da nova diretoria. “Pretendemos organizar workshops em conjunto com a ABA para melhorar as informações e dar mais maturidade aos departamentos de compras das empresas, por exemplo, e como podem ser beneficiados. Outras parcerias já estão em andamento, como descontos para os associados em cursos de eventos do Senac e a criação de um curso in-company de Gestão de Empresas Criativas em parceria com a FECAP.”, adiantou Prado.
Ainda como benefício às agências, o presidente da AMPRO citou a implementação mais forte da certificação Ampro-SGS neste ano e uma reestruturação da tabela de referência da AMPRO, além de ações pontuais para o desenvolvimento do mercado – beneficiado com os eventos da Copa e Olimpíadas. Também estão na agenda encontros regionais com os associados, com a presença pessoal de Guilherme Prado, para a discussão de questões dos mercados locais que serão debatidas durante o Ebemp – Encontro Brasileiro das Empresas de Marketing Promocional, previsto para o final do ano, além de diversos eventos de disseminação de conhecimento, como o Ebei – Encontro Brasileiro das Empresas de Incentivo, a Sampro – Semana Acadêmica de Marketing Promocional, e palestras por disciplina – legislação, promoção, trade, entre outras.
Para a comunicação institucional, Prado enfatizou as novas ações de relacionamento, que devem compreender iniciativas como o “Quem é Quem?”, para estimular que todos conheçam melhor os profissionais que fazem parte da entidade, e o “Chopp Promo” – uma espécie de happy hour com a presença dos associados. “A intenção é estarmos mais próximos aos associados e mais presentes. Estamos planejando reuniões de relacionamento e estudando novas iniciativas. Teremos também novidades no AMPRO Globes Awards, nos eventos internos e no portal, além de novos espaços online.”, disse.
Para finalizar, Guilherme de Almeida Prado citou a importância do apoio e/ou participação da Ampro em premiações do mercado e do relacionamento com outras entidades, como a ABA, Abap, Conar, Forcom, Abras, Popai, etc. Falou também sobre a criação de mais serviços para os associados, como o cadastro de ideias online, para o registro de projetos e proteção para anunciantes e agências; a revisão dos benefícios oferecidos pela entidade às agências; o apoio jurídico e a divulgação, via E-news, das empresas que se tornarem associadas.
Para Elza Tsumori, presidente do Conselho da Ampro que também esteve presente na noite, a nova gestão está no caminho certo. “Além das ideias ótimas, temos toda a condição de atingir bons resultados, pois há uma fatia grande de voluntários atuando. O ano de 2010 será promissor!”, comentou.