Experiência de Marca

AMPRO mostra que mercado promo gira 44 bi por ano

Investimento no setor deve crescer nos próximos três anos.

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, por meio do seu Comitê  de Pesquisa, Inteligência e Inovação, acaba de divulgar o último levantamento sobre Live Marketing no Brasil.

Os dados são de julho de 2016 e revelaram que o PIB Promo –  nomenclatura usada aqui no Promoview para definir o tamanho do nosso setor – é de R$ 43,9 bilhões anuais.

Leia Também: Anuário de Live Marketing 2017 vai reunir as Melhores Agências Promo

O levantamento consultou 156 empresas de todo o Brasil, sendo 81% de grande e médio portes, a maioria (59%) do setor de serviços, de mais de 20 segmentos de atuação. O método é o mesmo usado desde 2012 nas pesquisas apresentadas no Anuário Brasileiro de Live Marketing.

Veja detalhes no infográfico.

 

Conheça os principais números da pesquisa

Entre as ferramentas do Live Marketing mais utilizadas no último ano destacaram-se os Eventos, Feiras e Congressos, para 77% dos respondentes, seguidos das ações promocionais (62%) e do Incentivo (56%). Outras ações também fizeram parte do escopo de investimentos, como as ativações (47%) e o Trade Marketing (38%).

Questionadas sobre os efeitos da crise econômica no investimento das ações de Live Marketing,60% das empresas responderam que mantiveram ou aumentaram o uso de ações durante o ano de 2015 e 93% pretendem manter ou aumentar o investimento nos próximos três anos. Para elas, o fator de maior impacto no investimento de ações de Live é o aumento das vendas, seguido do relacionamento que as marcas estabelecem com seus públicos e da imagem.

Sobre os processos de concorrência e contratação de agências especializadas em Live Marketing, mais de 90% respondeu que convoca até quatro agências para os processos de contratação e, no geral, ranquearam fatores como a profissionalização da equipe, o tempo de atuação no mercado, a estrutura e os processos de suporte de ações como os mais relevantes para a contratação de uma agência. Por último, fazem a comparação dos preços.

A pesquisa foi organizada pela AMPRO e realizada pela SSK.

A Associação de Marketing Promocional é a única entidade brasileira que reúne e representa todo o segmento de Live Marketing do país, com iniciativas que contribuem para o crescimento, a valorização e o fortalecimento do mercado, inclusive na esfera governamental. Com sede em São Paulo, completa 23 anos em 2016 e possui representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br