A prática de motivar equipes por meio de viagens de incentivo está em alta no País. Apesar disso, muitas vezes as operadoras desse tipo de produto são confundidas com agências de turismo convencional, o que dificulta o contato e a negociação com potenciais clientes.
Visando esclarecer os diferenciais existentes entre uma operadora de viagens convencional e a de incentivos, bem como fornecer subsídios que contribuam na decisão dos clientes desse tipo de premiação, o Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo (Covia), da Ampro – Associação de Marketing Promocional, elaborou o Manual de Boas Práticas na Contratação de Viagens de Incentivo, lançado no dia 04/11, no Club A do World Trade Center, em São Paulo.
Voltada para as empresas e profissionais responsáveis pela compra de viagens de incentivo, a publicação traz informações conceituais importantes sobre o segmento de marketing e viagens de incentivo, e também aspectos práticos como a seleção de empresas para processo de concorrência, formação de briefing, viagens de inspeção, entre outros.
O Comitê distribuirá dez mil exemplares do manual para os associados da Associação de Marketing Promocional (Ampro), da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), do Meetings Professionals International (MPI) e da Associação Brasileira de Gestores de Viagens e Eventos (Abgev).
Empresas e profissionais não-associados à Ampro também poderão ter acesso à publicação. Para isso, basta entrar em contato com a associação e solicitar o envio do manual pelo Correio.
Segundo o presidente da Covia, Igor Tobias, o lançamento dessa publicação é um marco para o segmento no País. “A viagem de incentivo é mais do que um prêmio, é uma poderosa ferramenta do marketing de experiência e relacionamento. Por intermédio da viagem proporcionamos momentos inesquecíveis ao premiado, que serão vivenciados ao lado de seu anfitrião e sua marca. Os laços emocionais estabelecidos durante a viagem jamais serão desfeitos”, ressalta Tobias.
A operadora de viagens de incentivo é especializada em criar, planejar e executar roteiros de viagens personalizados para um determinado público, budget e destino. Vale ressaltar que ao contratar esse tipo de fornecedor, a empresa terá um roteiro customizado, espaços e transporte exclusivos, além de comunicação, atendimento e gifts personalizados.
Sobre o Covia
Para diferenciar e posicionar as empresas desse segmento foi criado em novembro de 2006 na Associação de Marketing Promocional (Ampro) o Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo (Covia).
O Covia fornece aos associados da Ampro e aos clientes corporativos subsídios para conhecerem melhor este segmento, também atuam, em conjunto com as agências de marketing de incentivo, como um catalisador das discussões sobre as perspectivas e necessidades mercadológicas desse setor.
Para participar do comitê, as empresas interessadas devem ter como atividade preponderante a promoção e a operação de viagens de incentivo e contar com uma estrutura de departamento de viagens de incentivo consolidada e ter projetos desenvolvidos e realizados neste segmento. Além disso, é fundamental trabalhar com fornecedores qualificados e cumprir o código de ética do setor.
Atualmente participam do Comitê as seguintes operadoras: Duo Turismo, G.I Grupo de Incentivo, IT MICE Travel Solutions, Nascimento Turismo, Orbee Viagens Estratégicas, Queensberry Viagens Especiais e Incentivos, Top Service, Tour House Eventos e Incentivos, Traveland Viagens e Turismo e Travel Idea.