Pela primeira vez, o Amazonas deve fechar o ano com a marca superior a um milhão de visitantes que vieram de dentro e de fora do País para conhecer as belezas naturais do Estado. Apenas durante a Copa do Mundo, realizada entre junho e julho, aproximadamente 120 mil turistas desembarcaram na região.
Os números positivos são comemorados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) que, para estimular ainda mais a vinda de visitantes ao Estado, aposta na massificação da marca ‘Amazônia’ e na divulgação do destino para não deixar a ‘peteca cair’ na fase pós-Copa do Mundo.
Entre os dias 24 e 28 de setembro, em um estande de 200 metros quadrados, a Amazonastur e um grupo de 13 operadores de turismo vindos de Manaus (entre os setores de receptivo e hotelaria) expuseram na 42ª Abav- Expo Internacional de Turismo.
Foto: JP Lima.
Na feira de negócios, que reuniu mais de 40 mil profissionais de Estados brasileiros e destinos internacionais no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, os destinos e os costumes amazônicos estiveram na vitrina para o público em geral e possíveis investidores do trade turismo presentes no evento.
Produtos do Amazonas
Além de brindes, como pulseiras de sementes, bombons regionais e adereços indígenas, os visitantes do estande Amazonas puderam contemplar fotos da região e assistir a apresentações de dançarinas do boi-bumbá.
Para quem foi fazer negócios ou apenas queria opções de hospedagem e passeios, o grupo de empresários ficou à disposição.
O diretor do Juma Amazon Lodge, Caio Galesi, por exemplo, apresentou aos interessados vídeos e explicações sobre o hotel de selva, localizado a três horas de Manaus e que oferece diárias com experiências como passeios de canoa, focagem de jacaré e interação com botos.
“Do total de turistas que recebemos, 80% é formado por estrangeiros vindos dos Estados Unidos e da Europa. Queremos solidificar esse público e também atrair visitantes brasileiros.”, conta Caio.
O Amazon Eco sight, por sua vez, que há 18 anos oferece o serviço de receptivo turístico em Manaus, esteve pelo segundo ano consecutivo na feira de negócios para divulgar seu portfólio. “Mostramos todos os nossos pacotes, mas até agora, o encontro das águas segue como o preferido de turistas e investidores.”, comenta.
Já o superintendente do Tropical Manaus Eco Resort, Eduardo Pereira filho, destaca que o principal objetivo, além de vender o produto é divulgar o destino. “ Temos que convencer o turista a ir ao Amazonas. O resto é consequência”, pontua.