Churrasco e vinho. Esta combinação tipicamente gaúcha e brasileira será incentivada com um tempero a mais – a velocidade – em churrascarias brasileiras instaladas nos Estados Unidos. A partir do dia 20/04 até 02/10, o projeto setorial integrado Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizará uma ação promocional e comercial em 40 das mais de 200 churrascarias brasileiras em atividade em cinco Estados norte-americanos (Indiana, Texas, Nova Iorque, Ilinóis e Flórida).
“Esta iniciativa tem dois objetivos: despertar no consumidor norte-americano o interesse em conhecer os vinhos do Brasil e aumentar as vendas e a visibilidade das vinícolas brasileiras”, explicou a gerente de Promoção Comercial do Projeto Setorial Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, que ao lado do gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, lançou o projeto no Hotel Sheraton, em São Paulo, no último sábado (13/03).
Para incentivar o pedido de vinhos brasileiros por parte dos consumidores, haverá uma promoção ligada à Fórmula Indy 2010. Quem solicitar um vinho do Brasil em garrafa ou taça nas churrascarias integrantes da promoção ganhará um cupom, que dará direito a concorrer a entradas para as corridas da competição automobilística mais popular dos EUA.
O cupom será entregue no pagamento da conta. Os clientes concorrerão a ingressos para assistir as corridas da Fórmula Indy da sua região. No total, serão distribuídos 200 ingressos para cinco corridas da Indy este ano. Serão 20 entradas para a corrida de Indianópolis; 50 para a de Dallas, 50 para Nova Iorque, 30 para a etapa de Chicago e 50 ingressos para a corrida da Flórida. Cada ingresso dará direito a um acompanhante.
A cada rodada serão sorteadas duas entradas VIP para a Pace Car Ride, que garante um tour nos boxes um dia antes da corrida e a oportunidade única de andar num carro de alta velocidade no dia da prova. No final da ação, em setembro, todos os consumidores, dos cinco Estados participantes da promoção, concorrerão a dois ingressos (com direito a acompanhante) para assistir a corrida de Miami com passagem aérea, hotel e transporte incluído.
Churrascarias
Terá direito a participar da promoção a churrascaria que incluir na sua carta de vinhos uma seção chamada “Brazilian Wines”, tiver pelo menos seis tipos de vinhos e um espumante na sua carta e ter vinhos de no mínimo três vinícolas diferentes à disposição dos clientes. “Também vamos pedir que o vinho da casa seja brasileiro e que os produtos vendidos em taças também, apesar destas duas questões não serem obrigatórias”, informou Andreia.
As churrascarias credenciadas receberão treinamento sobre os vinhos brasileiros, especialmente acerca dos produtores que tiverem em suas cartas. Este trabalho de formação e educação dos sommeliers e garçons será feito pela representante dos vinhos brasileiros nos EUA, a consultora argentina Nora Favelukes, presidente da QW Wine Experts, que vai acompanhar todo o andamento da ação. A cada etapa, cinco garçons também serão sorteados para assistir as corridas da Indy. “Queremos motivá-los a oferecer os vinhos brasileiros aos clientes”, salientou Andreia.
Além de treinar os garçons, o Wines From Brazil vai disponibilizar material promocional (banners, cupons, folders, display de mesa e cartões) e uma lista de vinhos das 39 empresas integrantes do projeto de todas as regiões produtoras de vinhos finos do Brasil. Também será trabalhada a disponibilidade logística destes vinhos às churrascarias. “Queremos ter continuidade”.
As dez churrascarias que alcançarem os melhores resultados no projeto ao final do ano ganharão uma viagem à Serra Gaúcha em fevereiro de 2011. A ideia é que as empresas mandem os seus gerentes de compra para conhecerem as vinícolas verde-amarelas. “Os critérios de seleção das churrascarias destaque levarão em conta a quantidade de produtos adquirida e a diversidade dos vinhos, ou seja, o maior número de produtores escolhidos”, revelou.
No Brasil
No dia de ontem (14/03), no camarote da Apex-Brasil no Anhembi, onde ocorreu a primeira prova da temporada da Fórmula Indy, Andreia e Diego receberam dez compradores de churrascarias brasileiras (Baby Beff Morumbi, Barbacoa Grill, BB Trade, Vento Haragano, Fogo de Chão, Grupo Pobre Juan, Restaurante Ávila, Rubaiyat Baby Beef, Uai Tchê Churrascaria e Varanda Grill) para apresentar a iniciativa que será implementada nos EUA e tentar reproduzi-la também no Brasil.