A 29ª Abup Show, que aconteceria entre os dias 13 e 17 de agosto, teve sua abertura adiada por falta de estrutura e condições do pavilhão. O evento deverá ter início no dia 15 de agosto, no Centro de Eventos pro Magno, na Casa Verde, em São Paulo, após vistoria que deve ocorrer hoje (14/08).
No dia 8 de agosto, a Associação das montadoras de estandes – Abrac e Stans, enviou uma notificação aos responsáveis dando conta da falta de condições para as montadoras de estandes trabalharem, a fim de prevenir incidentes e preservar os direitos dos trabalhadores.
Foto: Andres Acera.
Além disso, foi avisado que a montagem só prosseguiria após esclarecimentos com documentos de aprovação do pavilhão (Habite-se e Alvará de Corpo de Bombeiros).
De acordo com o coordenador jurídico da Associação, Alessandro Ragazzi, o prazo de montagem, que já era curto, se tornou inviável devido à falta de condições básicas do pavilhão, por estar inacabado.
“A obra ainda não tem fechamento dos vãos, telas de proteção, extintores, banheiros, elétrica condizente, sinalização de emergência”, escreveu o advogado. No dia 8 de agosto, a montagem dos estandes para a Abup Show havia sido proibida e cerca de 120 caminhões encontravam-se à porta do pavilhão, aguardando liberação.
Ainda segunda a notificação, algumas montadoras receberam informações de que o acesso de materiais poderia ser feito, após a liberação, por intermédio de “guindastes”, utilizados na obra, o que para Associação não é aceitável.
Devido às inúmeras reclamações que a Associação recebeu, concluíram que não haveria tempo hábil para a montagem da Abup Show. Além disso, o representante da Abrace disse que era improvável que houvesse liberação do Corpo de Bombeiros e da prefeitura, pois o prédio está com obras em andamento. Por último, a Associação faz questão que tenha condições de trabalho adequadas para a segurança dos trabalhadores.
Por meio da notificação, as montadoras advertiram que o prazo de montagem da Abup Show seria prorrogado após a liberação do pavilhão, o que ainda não aconteceu.
A Abrace solicitou também o certificado de Conclusão de Obra e autorização do Corpo de Bombeiros, imprescindíveis à realização de eventos no local e informaram que serão comunicadas as autoridades competentes, com o objetivo de preservar a legalidade da operação, a segurança de seus trabalhadores e dos frequentadores do local.
Organizada duas vezes ao ano pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, a Abup Show realizou sua primeira edição no mês de março na Bienal do Ibirapuera.