Pelo sexto ano consecutivo, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, regional Minas Gerais (Abap-MG) realiza o Prêmio Abap de Sustentabilidade uma iniciativa pioneira que reconhece as organizações que investem em práticas sustentáveis e as agências de comunicação responsáveis por comunicá-las.
A premiação acontece no dia 28/10, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e contará com a presença do presidente da Abap Nacional, Orlando Marques. Na oportunidade, serão revelados os vencedores nas categorias Melhor Campanha Institucional, Melhor Campanha de Educação, Melhor Campanha de Mobilização e Melhor Anunciante.
Nesta sexta edição, as categorias do prêmio continuam as mesmas: Melhor Anunciante, Educação, Mobilização e Institucional. Os trabalhos inscritos são divididos em subcategorias: Campanhas Publicitárias, Peças ou Ações Isoladas, Projetos de Comunicação, Relatórios de Sustentabilidade e Instituições do Terceiro Setor.
Para o presidente da Abap-MG, Alexandre Moreira, a edição anual do Prêmio Abap de Sustentabilidade cria a oportunidade de reflexão sobre a questão, além de reconhecer profissionais que estão conseguindo acertar na seleção de iniciativas que podem ser usadas para evidenciar o posicionamento sustentável das corporações.
“É uma forma de contribuir com a evolução dos profissionais em relação à comunicação para a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, de evidenciar como a Abap-MG se posiciona ao tema”, afirma Moreira.
O sexto Prêmio Abap de Sustentabilidade recebeu a inscrição de 78 cases de empresas e agências de todo o Brasil. Para avaliar os trabalhos, foram convidados para compor a Comissão Julgadora: Marcelo Diniz, assessor de sustentabilidade da Abap Nacional; e Sérgio Myssior, arquiteto e urbanista, comentarista de questões ambientais da rádio CBN.
Também compõem a mesa de juízes, Luís Claudio Salvestroni, diretor de criação da Agência 3; Paulo Castro, diretor de criação da Staff Brasil; José Amaro Siqueira, gerente de comunicação da Globo Minas; Guilherme Guerra, diretor do grupo Minas Marca; e Marco Piquini, diretor da consultoria em comunicação Três Meia Zero.
Completam o time julgador, Marcus Dias e Jussara Belo, diretores do Reputation Institute, e Frederico Barros, Tiago Retori e Silvia Salles, consultores do Instituto.
Entre as empresas inscritas estão a Samarco, a Cemig, a Vale, a ArcelorMittal, o Shopping Iguatemi de Salvador, a Prefeitura de Manaus, o Itaú Unibanco, a Infraero, o Sistema Fecomércio Ceará, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, entre outros.
Para conhecer os cases que concorrem ao sexto Prêmio Abap de Sustentabilidade, basta acessar o site da premiação.