A Associação Brasileira de Anunciantes promove nos dias 21 e 22/08, no Teatro Nelson Rodrigues, o V Fórum ABA RIO de Marketing Cultural.
Destinado a executivos e profissionais que atuam nas áreas de marketing e comunicação de empresas que investem na área, gestores de organizações culturais patrocinadas, professores e universitários, o encontro vai abordar modelos de gestão relacionados ao marketing cultural, estratégias vencedoras e legislação.
Abrindo o Fórum, no dia 21/08, o painel “Entendendo as leis e seus benefícios” será moderado por Rozane Braga, sócia-diretora da FBL Criação e Produção, e terá as palestras “Leis e portarias de apoio a Cultura” apresentada por Vera Zaverucha, diretora da Ancine, e “A importância do uso correto da Lei Rouanet”, por Kleber Rocha, diretor de Incentivo à Cultura da Secretaria de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Na sequência, o deputado Paulo Melo, presidente da Alerj, irá abordar o tema “A contribuição do Legislativo para a cultura do Estado”. Em seguida é a vez de Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e diretora da Editora Record, falar sobre “O Mercado de Livros no Brasil”.
Na parte da tarde, Alexandre Agra, sócio diretor da Sommos, fala sobre “O direito autoral e os novos modelos de negócio de agregação e distribuição digital”. Encerrando o dia, o painel “Manifestações Culturais & Transportes de Massa” vai reunir Thiago Nehrer, gerente de comunicação e marketing da Supervia.
O segundo dia de evento começa com o artista plástico Luis Geraldo Dolino apresentando o tema “Política de financiamento à cultura – Os dois lados do balcão”. Em seguida, Marcos André Carvalho, superintendente de cultura e sociedade da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, vai falar sobre “Estado do Rio de Janeiro: pólo nacional de cultura e entretenimento”.
A tarde começa com o painel “Centros notáveis de cultura” que vai reunir Rosa Maria Barboza de Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som RJ, com o tema “Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro”; Janaína Andrade, gerente da Caixa Cultural – RJ, que falará sobre “Centro Cultural Caixa – Rio”; e Marcelo Mendonça, administrador chefe do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil/RJ, que abordará “CCBB e o Mundo Mágico de Escher – A exposição mais visitada do mundo”.
O painel “Cases de Empresas que investem em cultura” encerra o segundo dia de evento, com “Exemplos bem-sucedidos de investimentos em marketing cultural”, que vai reunir Romulo Valle Salvino, chefe do departamento de gestão cultural dos Correios; Rebeca Lussac Kiperman, coordenadora de comunicação e sustentabilidade da Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A, e Tereza Cristina Rozendo Pinto, gerente de Patrocínios Sociais e Culturais da Eletrobras.