Quando uma pessoa desenvolve o desejo de abrir uma empresa e “tocar” seu próprio negócio, grandes e pequenos desafios surgem. Alguns estão preparados para esta nova vida que agora é totalmente modificada pela rotina do novo empreendimento que inicialmente depende do empresário para dar os primeiros passos. Outros não.
O sonho de empresários é que depois de aberta e estruturada, sua empresa comece a caminhar e consiga voar alto, tornando os simples e pequenos trabalhos uma referência nacional e até atingindo seu ápice sendo um exemplo até internacional.
Aqui, nos referimos ao mercado de impressão digital em que selecionamos a Imagem Scan que, de simples trabalhos e diagramações, tornou-se referência no mercado de Comunicação Visual no Rio de Janeiro. Sendo, na prática, o exemplo citado anteriormente.
Divulgação/Facebook
Em tempos de crise, empresas com mais de dez anos de história merecem atenção especial, pois pode-se aprender muito com elas.
Quando perguntado sobre o começo da empresa, Rafael Brum, sócio na empresa, expõe o fato. “No começo, trabalhávamos apenas com adesivos recortados em uma Roland de 60 cm. Um ano após abrir a empresa, compramos uma Encad Novajet com tinta a base de água de 90 cm para atender a demanda de impressão. Assim que a empresa abriu trabalhávamos apenas eu e meu sócio Flávio Lopes da Motta. Um pouco depois entrou mais um sócio, Rodrigo Freire Marsano e hoje são quatro sócios. O último a entrar foi meu pai, Reginaldo Brum da Silva.”
Hoje, a Imagem Scan conta os mais modernos equipamentos, entre impressão UV, solvente e recorte eletrônico e deve dobrar o faturamento. No ano passado a empresa registrou um crescimento de 37% em relação ao ano anterior.
A loja no Shopping Downtown, na zona oeste da cidade, já é responsável por 40% do faturamento do grupo, oferecendo serviços como fotolivros e fotopresentes em geral. A Imagem Store é autorizada da Digipix (www.digipix.com.br) no segmento de fotolivros.
Para ter um negócio de sucesso, todos devem ter foco e objetivos a serem cumpridos, Rafael Brum conta como foi com ele. “Desde criança gostava de computadores e desde cedo sabia que queria trabalhar com tecnologia. Quando visitei uma feira de comunicação visual, decidi que queria trabalhar com isso, e assim foi.”
A empresa atua em eventos corporativos, em campanhas de publicidade em geral, em lançamentos imobiliários e, principalmente, no setor de varejo, com sinalização de pontos de venda e de shoppings. Toulon, Blue Man, Renner e os shoppings, Gávea, Tijuca, Carioca e Caxias fazem parte do portfólio da empresa.
Como todo o início conta com seus altos e baixos, Rafael Brum fala sobre esta fase dentro da empresa. “Começamos trabalhando com adesivos recortados para veículos e letreiros. Não posso dizer que foi difícil, mas como tudo que fazemos pela primeira vez, tivemos que nos dedicar para aprender a fazer bem feito.”
E para sobreviver com as mudanças e novas tecnologias que surgem, Rafael conta como a Imagem Scan se comporta.
“A empresa que não estiver disposta a acompanhar e se adaptar às mudanças de tecnologia, com certeza vai ficar para trás. Hoje, chegamos à conclusão que não podemos ficar parados
vendo a tecnologia evoluir, temos que tentar nos adiantar o máximo e sair na frente da concorrência sempre que possível, levando soluções inovadoras aos nossos clientes, desenvolvendo essa demanda e educando-os a comprar essas novas soluções.”
Como toda boa história, faz parte de todos algum fato curioso ou engraçado que aconteceu ao longo dos anos e Rafael Brum também relatou. “Lembro duas histórias interessantes. Assim que abrimos a empresa trabalhávamos numa sala pequena num prédio comercial antigo e na época tínhamos uma impressora laser que sempre derrubava nosso disjuntor, até que mudamos nosso disjuntor da sala e ela começou a derrubar o disjuntor do prédio. Foi quando fomos gentilmente convidados a nos retirar do local. A segunda foi em nossa segunda sala comercial. A empresa já tinha dois anos e o volume de trabalhos começava a aumentar, e nos dias de pico, tínhamos que usar o corredor e a garagem do prédio para abrir as lonas e mais uma vez, tivemos que ir embora.”
O Futuro
Para continuar escrevendo a história da Imagem Scan, Rafael pretende procurar nichos em que a concorrência não quer trabalhar e oferecer aos seus clientes serviço complementares como entrega, instalação, aluguel de peças publicitárias e mídias diferenciadas.
“Trabalhe com o que você goste e faça a diferença para seu cliente. Não tente apenas copiar o que a concorrência está fazendo, nem fique focado no preço do meto quadrado. Não desista nas dificuldades. Depois da tempestade, sempre vem a bonança”, diz Rafael.