O governador Antonio Anastasia (PSDB) viu de perto, no dia 18/01, os estragos provocados pelo incêndio que destruiu cerca de 10% da arena multiuso do Expominas na tarde de 17/01. Ele avaliou os danos e aguarda perícia da Polícia Civil para começar a reconstrução. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.
De acordo com o tucano, o seguro contratado pelo espaço arcará com todas as despesas, não havendo, portanto, uso de verbas estaduais nas obras.
“Lamentamos o ocorrido, mas, diante do que aconteceu, reitero que não tivemos vítima, todo sistema de proteção funcionou corretamente, como era esperado, e agora vamos corrigir o que foi destruído. O seguro vai arcar com todos os custos”, declarou Anastasia.
O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, acompanhou o governador e tranquilizou a organização da Copa do Mundo quanto aos eventos programados para o espaço.
O Expominas é cotado para receber a Fan Fest da Fifa durante a Copa do Mundo, evento paralelo durante o mundial.
As chamas tiveram início no começo da tarde de sexta-feira (17/01), quando funcionários ouviram uma explosão no teto do pavilhão. Por sorte, quatro pedreiros que trabalhavam na drenagem da mesma estrutura estavam no horário de almoço e não se feriram.
As chamas se espalharam pela estrutura de 2.630 m² e levaram duas horas para ser contidas pelo Corpo de Bombeiros. As causas do incêndio são investigadas. O Expominas é o maior centro de eventos do Estado.