Hoje é comemorado o ‘Dia Sem Carro‘, movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do Século XX, e, desde então, vem se espalhando pelo mundo, ganhando, a cada edição, mais adesões nos cinco continentes.
No Brasil, a ideia se espalhou e está movimentando as grandes metrópoles desde a semana que antecede a data, que é considerada a ‘Semana da Mobilidade‘.
Em Belo Horizonte, há uma extensa lista de atividades voltadas para a mobilidade sem a utilização de veículos. Hoje (22/09), a programação conta desde plaquinhas para as bicicletas, incentivando a sua utilização como meio de transporte, até uma ‘Pedalada‘, onde centenas de pessoas irão se unir para um passeio ciclístico (que terá início às 16h).
No site, criado especialmente para o evento, há toda a programação e também banners, os quais os visitantes podem realizar o download e compartilhar a ideia.
Já em Curtiba, a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, estará fechada para o evento das 07h às 17h, desde a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, até a rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller.
Faz parte da programação orientações sobre trânsito seguro e serão estimuladas atividades para o uso de transporte alternativo. Também será feito um passeio ciclístico, que vai sair da Praça Santos Andrade, às 18h.
No Rio de Janeiro, um passeio ciclístico, que está em sua 23ª edição, promete deixar cerca de 30 mil carros na garagem e faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz.
O evento começa no Aterro do Flamengo e vai até a Enseada de Botafogo, a partir das 08h, de amanhã (23/09).
Em São Paulo, a comemoração do Dia Mundial sem Carro começou sete dias antes. Durante esse período, que começou no dia 15/09 e terá seu auge hoje (22/09), serão realizadas atividades relacionadas ao tema, como palestras, pedaladas e seminários.
Na capital do País, Brasília, não será diferente. O governo da cidade organizou ações pela conscientização do não uso do carro, sugerindo meios de deslocamento não poluente, e, com isso, possibilitar práticas ambientais saudáveis no trânsito por uma sociedade consciente.
A programação teve início na quinta feira (20/09), com a ‘Pedalada Brasília‘, e encerra hoje (22/09) com a 11ª Jornada Brasileira ‘Na cidade, sem meu carro’ com rua fechada em frente ao Conjunto Nacional e ‘Vaga Viva‘ (uma atividade onde a área destinada para o estacionamento de um carro transforma-se em um espaço público voltado para a convivência) nos estacionamentos.
Com todas essas atividades, as grandes cidades do País, e muitas outras, abrem espaço para os debates sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis.
Nesses eventos objetiva-se fazer com que as pessoas usem meios de transportes sustentáveis, entre os quais, destaque para a bicicleta, foco principal das ações de marketing promocional e realizadas pelo mundo afora.