O João Rock, além de ser um grande festival de música nacional, também está se consolidando como um verdadeiro palco para ações de experiências de marketing. A cada edição, o evento vai além dos shows e performances, incrementando os momentos inesquecíveis com ativações das patrocinadoras e parceiras oficiais.
Em um cenário onde o digital pode conquistar prioridade nas estratégias de ROI, os festivais de música, como o João Rock, se tornam oportunidades únicas para marcas fortalecerem seu engajamento e relevância com o público.
Brand Experience no João Rock
Realizado anualmente em Ribeirão Preto (SP), o João Rock é hoje referência em eventos de grande porte no Brasil. As 36 atrações estão divididas em quatro palcos: João Rock, Brasil, Aquarela e Fortalecendo a Cena, integradas com as ativações de marcas que enriquecem a jornada do público.
A arquitetura do evento é pensada para guiar o participante por um circuito de descobertas, onde o impacto de cada ação pode ser medido pela emoção gerada, pelo tempo de permanência e pela vontade de compartilhar o momento nas redes sociais.
Com o tempo, o festival se transformou em vitrine para ativações criativas, onde as marcas podem experimentar formatos fora do comum, com alto potencial de engajamento. Palcos cenográficos, estandes interativos e experiências sensoriais são algumas das estratégias que já foram utilizadas para criar conexões.
Ativações de marca e patrocinadoras do João Rock
Em 2024, O Boticário participou pela primeira vez do João Rock para fortalecer a presença da marca no universo musical e reforçar laços com os consumidores. No espaço exclusivo de 100 m², a marca ofereceu experiências gratuitas para os visitantes, incluindo a personalização de copos e distribuição de fragrâncias de bolso Egeo.
No mesmo ano, Eisenbahn esteve no festival com diversas ativações sensoriais, incluindo um espaço próprio de 250m² com operação de chope, shows surpresa e um rooftop. Além disso, a patrocinadora oficial levou o “Bungee Jump Unfiltered”, com saltos filmados em câmera lenta e brindes exclusivos.
Retorno além das métricas
A conexão emocional que nasce nessas ativações é um dos ativos mais valiosos para as marcas, mas também impactam nos KPIs de awareness e engajamento. O ambiente de festa, celebração e pertencimento favorece a criação de experiências que permanecem na memória do consumidor muito depois do evento. Mais do que métricas de alcance, os resultados de marketing no João Rock aparecem em forma de engajamento orgânico, menções espontâneas e aumento na afinidade com a marca.
Essas ações também geram conteúdo compartilhável. O público transforma a experiência em postagens, reels, stories e comentários, ampliando o impacto da ativação para muito além do festival.
O digital como extensão e ações offline
Embora seja essencialmente presencial, o João Rock mantém uma comunicação ativa ao longo do ano, com playlists, sorteios e conteúdos em redes sociais que aquecem a base de fãs e ampliam o espaço para campanhas digitais das marcas. Muitas marcas têm apostado em filtros no Instagram, QR codes com benefícios exclusivos e experiências gamificadas que conectam o físico ao digital.
Indo além da presença apenas durante os dias de celebração ou nas redes sociais, o João Rock também possui diferentes tipos de ações offline. Uma dessas é o Papo João Rock, um evento de pré-festival apresentado pelo Banco do Brasil. A iniciativa, que acontece em Ribeirão Preto e São Paulo, incluiu painéis sobre música e sociedade, intervenções artísticas e ações de marca.