Carlos Roberto Zanini*
Eventos conquistam cada vez mais espaço como estratégia de marketing
O setor de eventos vem se destacando no cenário nacional em diversos aspectos, vivendo um momento muito importante no que se diz respeito a atividades de marketing. Feiras, congressos, lançamentos de produtos, grandes espetáculos, eventos esportivos entre outras realizações, têm sido utilizados com frequência como ferramenta essencial em campanhas publicitárias. Nesses tipos de iniciativas, a promoção de eventos vem desempenhando um papel fundamental dentro das estratégias de empresas para lançamentos de produtos, fortalecimento de marca e, até mesmo, fidelização de mercado.
Atualmente, o setor de eventos tem “o poder” de construir marcas, solidificar imagens, conquistar mercado e encantar clientes e consumidores com grande facilidade. Em consequência deste fato, organizar eventos deixou de ser simplesmente “fazer uma festa” ou “organizar um encontro ou reunião”. É preciso profissionalismo e competência para acompanhar este segmento de mercado que vem sendo considerado por muitos o “suprassumo do momento”. Para promover um evento, hoje, é necessário um amplo conhecimento nas mais diversas áreas, além de ser fundamental o trabalho em equipe, de preferência, uma que seja multidisciplinar, atendendo, assim, toda cadeia produtiva do projeto.
Planejamento deve ser a palavra de ordem em um evento, sendo essencial unificá-lo dentro da ação estratégica proposta, e não como uma ação isolada. É preciso conhecer o público alvo, sabendo avaliar suas necessidades e identificar a melhor maneira de atingi-las. Estamos na era “one-to-one”! Hoje, acontecem em média 200 eventos por dia em todo País nas mais diversas áreas, quem não recebe pelo menos um e-mail por dia com propagandas ou convite para um evento “especial ou imperdível”?
É necessária muita atenção ao se iniciar um planejamento para a realização de um evento, uma vez que, todo o processo se fundamenta em detalhes que são percebidos ao longo do projeto e que devem ser levados em consideração. A atenção ao receber, comunicar ou estabelecer parcerias deve-se aliar a técnicas adequadas dentro de um planejamento profissional e compatível com o projeto, devendo este ser estabelecido por um profissional qualificado, onde as características como agilidade, conhecimento global, liderança e principalmente criatividade são fundamentais para quem deseja trabalhar na área, pois o mercado exige cada vez mais e mais de seus profissionais. Hoje temos cursos específicos para a área que vão desde tecnólogos a pós-graduação.
Uma realização feita com base no planejamento com uma divulgação adequada e bem gerenciada, identificando-se e analisando-se os objetivos da empresa e o seu target, resultam em um momento único que o evento proporciona aos seus participantes. Se há uma receita de sucesso para um evento, está sem dúvida esta fundamentada no planejamento.