Depois de sete anos, a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) retomou a realização do “Eventos Brasil 2014 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos”. A 26ª edição teve início no dia 7 de dezembro e se estende durante todo o dia de hoje (08/12), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Na abertura, os organizadores Rodrigo Cordeiro, Oswaldo Barbosa e Anita Pires destacaram que o evento se caracteriza como ponto de encontro entre empresários e profissionais de eventos.
Além disso, os executivos e participantes discutiram e avaliaram o cenário econômico do País; a infraestrutura para eventos; as expectativas para as empresas de eventos e o futuro dos profissionais do setor.
“Queremos fazer um showcase com as principais inovações do setor de eventos pelo mundo.”, explicou Cordeiro. Já Anita Pires destacou a inovação e a modernidade do segmento, o crescimento do setor nos últimos dez anos e a importância para o desenvolvimento da economia em grandes e pequenas cidades.
O evento terá ainda capacitações junto ao Sebrae e uma rodada de negócios com a participação de 30 buyers e 90 suppliers. Como feira, a exposição de marcas envolve os segmentos de turismo e destinos, tecnologia, espaços de eventos, e outros.
Representantes em Estados Brasileiros
Durante a Eventos Brasil, a presidente recém-eleita da Abeoc, Ana Bittencourt, que substitui Anita Pires, afirmou que a entidade estuda ter representantes em Estados onde não possui seccionais atualmente.
“Vamos fazer uma pesquisa intensa junto ao trade para que isso aconteça.”, disse Ana, acrescentando que espera terminar seu mandato com a Abeoc abrangendo todo o País.
Outra novidade diz respeito à periodicidade da Eventos Brasil, que, realizada em 2014 após hiato de sete anos, ocorrerá bienalmente. Ao explicar as razões pelas quais o evento deixou de ocorrer nos últimos anos, Anita Pires lembrou que a Abeoc passou por um período de fragilidade que demandava outras prioridades. De acordo com ela, o momento de retomar o evento foi agora que a associação conseguiu novamente se organizar de maneira satisfatória.
Sobre o balanço de sua gestão, Anita elencou três itens como principais: profissionalização da entidade, construção de uma rede de parcerias com as demais entidades do setor de eventos e a pesquisa que traz previsões para o segmento para os próximos anos.
Embratur
“Dentro da Embratur, o segmento de eventos é uma realidade.”, disse o diretor da Entidade, Marcos Lomanto. Segundo ele, o plano da entidade é fazer com que o Brasil continue entre os dez destinos internacionais para a realização de eventos, sejam eles esportivos, na área de saúde, automobilístico, entre outros.
Lomanto disse ainda que será ampliada a participação do segmento de eventos da Embratur em eventos internacionais que envolvam o mercado M.I.C.E. “Além disso, vamos realizar roadshows e workshops – em parceria com nossos EBTs – para ampliar essa atuação do Brasil no Exterior.