A Euroshop 2011, que aconteceu entre 26/02 e 05/03, foi uma das maiores edições de todos os tempos. Especialista em reunir a indústria do varejo internacional em Düsseldorf, na Alemanha, a feira trouxe à prática diversos temas que antes eram apenas teoria. O destaque ficou por conta das soluções que agregam experiência ao consumidor e práticas direcionadas à sustentabilidade na indústria e no varejo.
Ao todo, o evento contou com mais de cem mil visitantes, vindos de 93 países, que navegaram por cerca de 1.800 espaços de exposição, de 50 países diferentes, em uma área de aproximadamente 200.000 m² de exposição.
A feira foi dividida em quatro áreas principais: Euroconcept, voltada para construção e equipamento de lojas, iluminação, arquitetura e concepção de lojas, equipamentos de refrigeração e instalações frigorífica; EuroSales, direcionada à visual merchandising, promoção de vendas e marketing nos pontos de venda; EuroCIS, onde se encontra toda a parte de Tecnologia da Informação e de tecnologia de segurança; e, por fim, EuroExpo, voltada para construção de estandes, design e eventos.
As caravanas brasileira e latino americana tiveram recorde de participação. E pela primeira vez em 45 anos, a organização da feira preparou um coquetel exclusivo para este público, com a presença de Elke Moebius, diretora-geral da Euroshop. Além de um grande reconhecimento, o coquetel também demonstrou a força desta região diante do varejo internacional.
Em termos de comunicação no varejo, pudemos perceber que, finalmente, deixamos de falar apenas no hardware tecnológico para abordar a geração de conteúdo relevante. Ao seu lado, a geração de experiências ao consumidor ganhou um novo impulso, com opções práticas e soluções diferenciadas. Os esforços são no sentido de criar experiências cada vez mais marcantes, não só do ponto de vista visual, mas sensorial também.
A importância da integração também foi um dos pontos fortes do evento, tanto na relação entre marcas e shoppers quanto entre tecnologia e elementos artesanais. A união de elementos high tech com outros feitos à mão esteve presente em grande parte das soluções para ambientação de lojas, refletindo a nova busca pela experiência positiva, pelas lembranças e recordações memoráveis ao público. O desafio agora é pensarmos sobre como gerar esta experiência, a partir da integração dos diversos tipos de contextos e materiais existentes.
Muitas empresas reuniram-se para desenvolver e oferecer soluções completas nestes quesitos. Um dos destaques ficou por conta de uma sala que demonstrava a integração entre telas, que, sincronizadas e com o apoio de iluminação específica, poderiam compor um mesmo cenário. Como exemplo, uma banda em fundo preto poderia dar destaque exclusivo a cada um de seus músicos, proporcionando a experiência de um show ao vivo, integrando som e aroma.
Estimular os sentidos também foi uma das soluções que mais ganharam adeptos, entre os fornecedores de serviços e produtos. Com este tipo de experiência, será possível trabalhar a fidelização e a retenção com muito mais recursos.
As soluções em iluminação também foram destaque, com o barateamento dos LEDs e a possibilidade de troca de cor automática e dimerização da cor ambiente, ressaltando até mesmo texturas. Neste quesito, a grande novidade foi o estande da Philipps, com tecnologia RFID, que destaca apenas algumas cores de determinados produtos, de forma a torná-lo atrativo. A cada novo produto, um novo conjunto de cores e iluminação pode ser programado.
A Susteinnovation, novidade do evento, trouxe a mixagem de sustentabilidade e inovação. Uma consultoria e uma das maiores empresas de materiais sustentáveis do mundo juntaram-se para oferecer o serviço de revisão do processo produtivo, a fim de detectar e sugerir processos e elementos favoráveis ao meio ambiente.
A Euroshop 2011 conseguiu tornar realidade diversas temáticas já discutidas, como o novo futuro do varejo. A nós, brasileiros, caberá um novo olhar sobre a sustentabilidade e sobre as várias possibilidades de geração de experiência ao consumidor. Com a criatividade brasileira, as tendências apresentadas poderão resultar em soluções diferentes para a comunicação entre marcas e público-alvo.