Apesar de o tema ter se mantido em evidência na mídia, quase metade das famílias de potenciais doadores de órgãos ainda nega a doação por desconhecer a vontade do doador.
A ação de marketing promocional “Eu Assumi”, criada e idealizada pela LOV para a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), com o apoio da Novartis, usa a força das mídias digitais para estimular futuros doadores a compartilhar a decisão com membros da família e amigos, deixando registrada essa posição no perfil do Facebook.
A ação promocional conta com a atriz Luana Piovani como protagonista, além da participação de diversos blogueiros como Marcelo Cidral, do Tumblr “Como eu me sinto quando…”, Mirian Bottan, apresentadora do programa “A Liga” e Mariana Belém, do blog “Mamãe de Primeira Viagem”, entre outros grandes influenciadores das redes sociais.
Segundo o CCO da LOV, André Piva, a ação foca em pessoas que já são ou estão propensas a se tornarem doadoras e as conduz para a escolha correta. “Existe uma maneira bem simples de se ‘assumir’, mas a maioria das pessoas não sabe disso. Não é necessário ter qualquer registro ou documento, mas a família precisa estar ciente. Com isso, vamos incentivar as pessoas que querem ser doadoras a contar isso para seus familiares, verdadeiros e únicos decisores, e assim garantir que sua vontade será considerada no momento necessário.”
“Eu optei por ser doadora de órgãos porque, pra mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada por ser uma porta-voz dessa ideia”, explica Luana Piovani.
A atriz também mostra aos internautas como se declarar doador no perfil do Facebook. Ela própria já se declarou na rede social e seguirá ativando sua própria timeline em busca de mais pessoas que se unam a essa causa.
Para o presidente da ABTO, Dr. Lucio Pacheco, é preciso aproveitar o alcance da internet para esclarecer e divulgar o tema. “Há anos estimulamos o debate familiar sobre a doação de órgãos. Quem se declara doador na rede social e o menciona aos familiares, demonstra o desejo de salvar vidas. Caso um familiar tenha que tomar a decisão, ele com certeza atenderá esse último pedido”.
Mas o médico alerta, “não basta apenas postar, o fundamental é avisar a família”. Por isso, a ABTO disponibiliza em sua fan page um tutorial com a Luana Piovani e uma aba exclusiva da campanha, com materiais que facilitam as pessoas a se assumirem doadores para a família e até para os amigos.
Além dos vídeos, a ação é composta por uma aba no Facebook que ajuda as pessoas a contarem sua decisão aos seus familiares de forma bem humorada, e pelo hotsite, que contém informações da ação, dados sobre doação de órgãos no Brasil, com perguntas e respostas que desmitificam o tema.