Experiência de Marca

Estudo identifica o perfil do comprador

Conhecer as diferenças, influências e o comportamento de quem compra e de quem consome é o caminho do sucesso para estar mais próximo ao seu consumidor.

Um estudo feito pela Kantar Worldpanel, que identifica pela primeira vez os shoppers (quem compra um produto) e os consumidores, constatou que a visita aos pontos de venda ainda é um programa que as pessoas preferem fazer desacompanhadas. 64% das visitas são feitas por mulheres sozinhas, que são responsáveis por 50% de todo o valor desembolsado, enquanto homens sozinhos são 23% do total de viagens e respondem por 15% dos gastos.

Entre as mulheres que visitam sozinhas o ponto de venda, o estudo aponta que esse grupo faz parte das classes D e E, e se localiza nas regiões Norte, Nordeste e no Estado do Rio de Janeiro.

No Norte e no Nordeste também se encontram a maioria dos compradores solitários do sexo masculino. Contudo, representam as classes A e B e têm preferência pelo varejo tradicional, enquanto as mulheres privilegiam o comércio porta a porta.

As compras do homem e da mulher apresentam características bem diferentes. Os três produtos em que as mulheres mais gastam são creme e loções, tintura para cabelos e pães. No caso dos homens, encontramos no topo dos gastos cerveja, deo colônia e fraldas descartáveis.

Juntos, a lista muda, e, na sacola da compra em dupla, encontramos biscoito, óleo e detergente em pó, o que demonstra que a compra em casal visa atender necessidades mais básicas de consumo.

Outro perfil extremamente importante é o dos adultos acompanhados de crianças. Apesar dessas compras ocorrem apenas duas vezes ao mês, o preço médio pago nos produtos é 8% maior quando comparado a outros perfis.

Essa sacola tende a ter produtos mais saudáveis e inovadores, além das visitas aos pontos de venda serem mais tranquilas, já que 52% dos compradores neste grupo se classificam como experimentadores e observadores.

“As indústrias e varejistas precisam ajustar suas estratégias partindo da ótica de quem compra e quem consome os produtos. Em cada momento existe uma necessidade específica a ser suprida. Quem são eles? Onde compram? Para quem compram? Tudo isso interfere diretamente na decisão no momento da compra”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.

O estudo também aponta que cresce a parcela da população em busca de inovação e informação na escolha de um produto. A indicação de amigos, familiares e as promoções influenciam mais a sua decisão de compra de bens não duráveis – como alimentos, bebidas, higiene, perfumaria etc. – do que a publicidade em mídia tradicional ou a confiança na marca.

Quando o foco cai sobre o perfil desses compradores, a pesquisa identificou que a busca por informação e produtos inovadores no ponto de venda tem crescido. Em 2010, 20% se classificavam como experimentadores de novidades. Em 2012, este grupo já concentra 25% das pessoas.

Os que se identificam como observadores e analíticos para fazer a opção de compra subiram de 19%, em 2010, para 21%, em 2012. Enquanto isso, apresentaram queda no mesmo período todos aqueles que se mostram práticos, apressados, decididos e buscadores de promoções e preços durante a compra.