Uma dupla de estudantes de economia da Universidade de Harvard, Yifan Zhang e Geoff Oberhofer, desenvolveram um novo conceito para a aquisição de serviços de fitness que parece funcionar não apenas promocionalmente, mas também na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O grande desafio das academias de ginástica no mundo todo é, sem dúvida, motivar seus membros a malharem. O conceito desenvolvido pelos estudantes chama-se Gym-Pact e emprega o que eles apelidaram de “tarifas motivacionais”, ou seja, os membros das academias pagam mais por não comparecerem às academias e não por serem frequentes.
A intenção desta iniciativa é quebrar um desafio econômico comum: como o pagamento das academias de ginástica via de regra é feito antecipadamente, ou por intermédio de pacotes, ao iniciar um plano de treinamento, já se está pagando o valor máximo possível. Ao inverter esta lógica, a Gym-Pact relaciona não apenas o valor do pagamento no final do mês, mas também os benefícios de frequentar periodicamente as academias.
Assim, cada dia em falta custa, digamos, R$ 20,00. Se o cliente fez um plano para malhar quatro dias na semana e falta dois, ele deverá pagar mais R$ 40,00 por semana. Em compensação, se cumprir com o acordado, além de ganhar descontos, concorre a brindes e participa de promoções exclusivas.