Experiência de Marca

Esteio realiza primeiro Festival de Gastronomia

Serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos entre chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais.

O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, de 25 a 30/06, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional.

Serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos entre chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais.

Parque de Exposições Assis Brasil durante a realização da Expointer.

Projeto desenvolvido a partir de pesquisas sobre a gastronomia regional, em parceria com universidades, associações étnicas, secretarias de Estado e demais entidades do setor de alimentos e bebidas, pretende-se que o Festival de Gastronomia do RS acaba se transformando em um dos maiores eventos do gênero do País.

O evento será realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Casa Civil – esta por intermédio do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional.

Literatura

Na programação acontecerá também o comércio de livros, debate com editores e depoimentos de autores. A parceria entre o Instituto Estadual do Livro (IEL), a Câmara do Livro e o Clube dos Editores do Rio Grande do Sul vai viabilizar a realização da 1ª Feira do Livro da Gastronomia, que pretende estreitar o vínculo entre a literatura e a culinária.

Além do espaço na Estação Ponto de Fusão, os organizadores da 1ª Feira do Livro da Gastronomia, estão selecionando uma série de vídeos e trechos de livros que devem fazer parte da cenografia do Parque de Exposições Assis Brasil.

A diretora do IEL, Laís Chaffe, explica que serão apresentados ao público obras de poesia, contos e também as mais específicas para a gastronomia e nutrição, além de uma seleção de trechos de poemas de 20 autores do IEL.

O espaço será equipado com audiodescrição para deficientes visuais. “Nosso trabalho tem sido relacionar temas que são comuns no dia a dia e que parecem distantes quando pensados separadamente”, explica a diretora do IEL.