Games como inovação

eSports ganham palco exclusivo no Rio2C 2025

Alavancadas pela FERJEE, atrações do palco reunirão masterclasses, torneios e debates em espaço de 168 m²

Rio de Janeiro - O Rio2C 2025, de quem o Promoview é parceiro de mídia, ganhou mais uma atração ao seu plantel já bastante robusto de atividades: a FERJEE ocupará um palco exclusivo de 168 m²  no evento, entre 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes. O espaço terá masterclasses, competições, painéis e experiências diárias com apoio do governo do RJ.

De acordo com o comunicado, o Palco FERJEE tem a intenção de fomentar debates e discutir práticas mais modernas no setor de eSports, se apoiando na inovação — um dos pilares do Rio2C 2025.

Programação da FERJEE levará eSports, infraestrutura e debates ao Rio2C 2025

eSports Rio2C 2025
Imagem: FreePik/Reprodução

Ao todo, as atrações do Palco FERJEE no Rio2C 2025 vão girar em torno de seis painéis com nomes reconhecidos do setor de eSports, incluindo Leandro Montoya (Ubisoft América Latina), Camila “CamilotaXP” Silveira (apresentadora e influencer), Paulo Velloso e (MIBR), entre outros.

Todos eles discutirão temas de interesse, tal qual a programação abaixo:

  • Lotando arenas: Rafael Picciani (SEEL-RJ) e Leandro Montoya (Ubisoft Latam)
  • Profissões do ecossistema: CamilotaXP e Branca Galdino (N9NE Cats)
  • Futuro da indústria: Paulo Velloso (MIBR) e Fly (Gamers Club)
  • Games e cultura pop: Lucas Albertim (Alma Festival) e Black Will
  • Comunidade gamer: CEROL (Fluxo) e Luiz Vasco (Movimento Verde e Amarelo)
  • Por trás da Webcam: o streamer Bagi

“Atualmente, os eSports são fonte de geração de novos empregos, educação e entretenimento. Nossa missão é evidenciar que este universo é muito maior do que apenas competir — é um ecossistema que gera emprego, movimenta marcas, educa e transforma realidades”, comenta Cadu Albuquerque, Presidente da FERJEE.

O comunicado ainda cita estudos que corroboram essa percepção: segundo a PwC, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 10º do mundo, com projeção de movimentar US$ 2,8 bilhões (R$ 15,88 bilhões) em 2025.

Neste ritmo, o segmento de eSports deve faturar mais de R$ 500 mi até 2027 — uma tendência crescente. Segundo a Pesquisa Games Brasil 2023, 63,8% dos gamers acompanham campeonatos, e 39,2% dedicam até três horas semanais a eles. O país ficou em 7º lugar em número de fãs e 8º em pro players, com mais de 4,3 mil atletas. Em 2024, uma das competições mais tradicionais do setor — a IEM Rio — atingiu pico de 710 mil espectadores, enquanto o Free Fire World Series chegou a 750 mil.

A abordagem aos eSports no Rio2C 2025 tem não só o apoio primário da FERJEE, como também conta com suporte da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) do Rio de Janeiro (SEEL).

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.