Experiência de Marca

Confira o ranking digital dos clubes brasileiros

O Ibope Repucom destaca o crescimento expressivo das bases digitais dos clubes da Série A no início da temporada 2018. Foram registradas mais de 1,5 milhão de novas inscrições, um dos três maiores crescimentos dos últimos 12 meses.

No levantamento do mês de fevereiro, o Ibope Repucom destaca o crescimento expressivo das bases digitais dos clubes da Série A no início da temporada 2018. Foram registradas mais de 1,5 milhão de novas inscrições, um dos três maiores crescimentos dos últimos 12 meses.

Entre as 20 equipes presentes na Série A, apenas a Chapecoense registrou crescimento negativo no período analisado (de 22/12 a 31/01). Os times dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram responsáveis por 85% das novas inscrições. Já entre os clubes, os com maiores volumes de crescimento no período foram: Cruzeiro (242 mil), Palmeiras (222 mil) e Flamengo (200 mil) que, juntos, foram responsáveis por 37% das novas inscrições dos clubes da Série A de 2018.

O Cruzeiro foi o que registrou maior taxa de crescimento (4,6%) entre os clubes do Top 30 e o que mais somou novos inscritos no Facebook. As 158 mil novas curtidas em sua página oficial representam 65% de seus novos inscritos no período. No Twitter e Instagram, os clubes que lideraram o aumento foram Flamengo e Palmeiras. Já no YouTube, o Palmeiras foi o que mais cresceu em volume de inscritos com 60,2 mil novas inscrições, cerca de 25% do total entre os clubes monitorados.

Segundo José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, a pré-temporada é um período onde a expectativa dos torcedores se renova com as movimentações do mercado e o início dos campeonatos. A baixa oferta de jogos no período gera um aumento na demanda das torcidas por informações e conteúdos exclusivos, uma grande oportunidade para clubes e parceiros desenvolverem conteúdos relevantes e de qualidade, potencializando o retorno de exposição dos patrocinadores.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo Ibope Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do País.