Experiência de Marca

CBF e Nike celebram 100 anos da 1ª conquista da Copa América

Jogadores foram transformados nos antigos cartões colecionáveis na campanha de apresentação da nova coleção.

Jogadores foram transformados nos antigos cartões colecionáveis na campanha de apresentação da nova coleção.

Para lançar a nova coleção da Seleção Brasileira, inspirada nos 100 anos da primeira conquista da Copa América no país, a Wieden+Kennedy São Paulo, a Nike e a CBF transformaram os jogadores brasileiros Neymar, Philippe Coutinho, Arthur, Cassemiro e Marquinhos em cartões com uma linguagem retrô usada nos antigos colecionáveis de diversos esportes.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

Leia também: CBF tem nova marca e novo presidente.

A campanha resgata o conceito “O Team Brasileiro”, como a Seleção era chamada em 1919.  

“Para celebrar este marco na história do esporte, a Nike se inspirou no centenário da primeira Copa América disputada no Brasil para criar a Coleção da Seleção Brasileira para esta edição do torneio, que retorna novamente ao país. Composta por um uniforme branco comemorativo, itens casuais para o dia a dia e um novo uniforme principal, a coleção une o clássico visual retrô do futebol daquela época ao estilo moderno do esporte contemporâneo.”, afirma o diretor de Marketing da Nike, Daniel Paz.  

Ilustrações dos jogadores valorizando a estética retrô e um processo de calcografia, impressão em uma matriz de metal, resgataram de maneira fiel cada detalhe presente nos cards históricos.

Todos elementos gráficos (tipografia, ícones e números) também foram produzidos usando o mesmo processo, realizado de forma handmade em parceria com o estúdio Black Madre Atelier.

“Fizemos um encontro feliz entre o universo retrô, que a homenagem exigia, sem perder a modernidade que a Nike possui.”, diz Bruno Oppido, head of art/diretor de Criação da Wieden+Kennedy São Paulo.

Nessa primeira fase, os cards serão publicados pelos jogadores nos seus canais oficiais, além dos da Nike e da CBF.

A campanha, ainda, contará com visual merchandising em algumas lojas Nike Store e outras execuções ao longo do período de disputa da Copa América.

No site os torcedores poderão acessar o manifesto, todos os cards e a história completa por trás desse grande lançamento.