Experiência de Marca

Adidas e Real Madrid vão assinar contrato multimilionário

As duas últimas vitórias sob o comando técnico de Santiago Solari, sucessor de Julen Lopetegui nos "merengues", funcionaram como balão de oxigénio para o time espanhol, que se encontrava mergulhado numa crise de resultados.

As duas últimas vitórias sob o comando técnico de Santiago Solari, sucessor de Julen Lopetegui nos "merengues", funcionaram como balão de oxigénio para o time espanhol, que se encontrava mergulhado numa crise de resultados.

Contudo, na pasta financeira, o gigante da Capital espanhola prepara-se para oficializar o maior contrato de patrocínio desportivo da história do futebol com a Adidas, marca alemã que "veste" o clube do Santiago Bernabéu desde 1981.

De acordo com o jornal Marca, o acordo está fechado e vai render uma verba de 1.100 milhões de Euros fixos ao Rea Madril ao longo de dez anos, entre 2020 e 2030.

O valor anual será, portanto, de 110 milhões, mais uma parte variável correspondente ao merchandising, que poderá, segundo a publicação, perfazer um total de 150 milhões de Euros por ano.

O acordo vai duplicar os 52 milhões anuais que o Real Madrid garante desde 2012 e basta dizer que iguala o patrocínio global da NBA pela Nike, que distribui 110 milhões de Euros por época pelas 21 equipes que disputam a competição.

O rival Barcelona, por exemplo, aufere 83 milhões de Euros fixos por ano à conta do acordo com a Nike, refere a Marca, e o Manchester United encaixa 85 milhões por época.

O Real Madrid terá também vários bônus contemplados no contrato de 140 páginas que foi divulgado pelo Der Spiegel no ano passado: vencer a Liga dos Campeões significava um valor extra de cinco milhões de Euros até 2019, aumentando para sete milhões a partir de 2020; algo que também sucede com a conquista da Liga Espanhola: 2,5 milhões de euros até 2019 e 3,5 entre 2020 e 2024.