O 19º Festival de Vitória, que acontece entre os dias 05/11 e 10/11, na capital do Espírito Santo, divulgou a relação dos 94 filmes (87 curtas e sete longas) que foram selecionados para as mostras competitivas e não competitivas.
As exibições e debates do festival serão realizadas no Cine Metrópolis (na Universidade Federal do Espírito Santo) e na Estação Porto, Centro de Vitória, onde também vai acontecer no dia 08/11 a homenagem a Laura Cardoso. Aos 85 anos de idade, a atriz já confirmou presença e receberá pessoalmente o Troféu Marlin Azul e um livro com sua biografia, de autoria da jornalista Sandra Medeiros.
Dos 57 curtas selecionados para a mostra competitiva, 14 são de São Paulo; 11 do Espírito Santo; dez do Rio de Janeiro; nove do Ceará e cinco de Pernambuco. Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Bahia estão representados cada um por dois curtas.
Já na mostra competitiva de longas, dos cinco filmes selecionados, dois são do Rio de Janeiro; um de São Paulo; um de Brasília e um de Pernambuco. Este é o segundo ano que o Festival de Vitória inclui em sua programação a mostra competitiva de longas-metragens.
Dois longas que estão fora de competição encerram a programação: A Mulher de Longe, de Luiz Carlos Lacerda, e Era Uma Vez Eu, de Marcelo Gomes. A cerimônia de encerramento contará também com o show dos Titãs, que completam 30 anos em 2012.