Ação pet

Pedigree e CPTM renovam parceria e anunciam calendário de mutirões de castração

Com a participação do Instituto AMPARA Animal, empresas anunciam mais três edições dos mutirões de castração e campanhas de conscientização sobre cuidados com os pets

Campanha de castração
Créditos: Divulgação

 A Pedigree, líder mundial em nutrição para animais de estimação, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promoveram a castração gratuita de mais de 600 cães e gatos, com cirurgias realizadas em três edições em 2023.

Após o sucesso da primeira edição da parceria inédita firmada no ano passado, a iniciativa terá continuidade e irá ganhar outras ativações ao longo deste ano com o objetivo de intensificar o combate ao abandono animal e a superpopulação de cães e gatos no país.

Os mutirões de castração são uma iniciativa importante para controlar a reprodução descontrolada dos pets, além de contribuir para a redução do abandono e do sofrimento animal. Por meio da parceria entre a PEDIGREE® e a CPTM, com o apoio do Instituto AMPARA Animal, centenas de animais têm sido beneficiados, recebendo cuidados veterinários essenciais de forma acessível para suas famílias.
 

A próxima etapa, agendada para os dias 28 e 29 de maio, acontecerá na Estação Suzano da CPTM. Com um total de 200 castrações disponíveis, as vagas são limitadas e as cirurgias serão realizadas pela equipe de médicos veterinários do Instituto AMPARA Animal. Para participar, os tutores precisam agendar previamente suas vagas no próprio local, no dia 24 de maio. Os cadastros, com distribuição de senhas, começam às 9 horas e serão feitos por ordem de chegada. Durante este período, os veterinários fornecerão todas as informações necessárias sobre os preparativos e o procedimento.

Os eventos fazem parte do Programa PEDIGREE Adotar é Tudo de Bom, maior iniciativa de adoção de animais do Brasil. Em seus 15 anos de história, o programa já registrou mais de 2.400 toneladas de alimentos doados e mais de 1.500 ONGs protetoras ajudadas, além de ter garantido um lar para mais de 82 mil cães e incentivado a castração para promover adoções responsáveis e fazer com que os abrigos sejam uma solução temporária.

“O número de pets no Brasil é crescente. Hoje, temos mais de 120 milhões de cães e gatos no País e somos a terceira maior população de pets do mundo. Entretanto, o alto índice de animais abandonados é um grande desafio no país, não apenas para ONGs e protetores que lidam com a causa, mas também para cidades e para a comunidade. No Brasil, aproximadamente 30,2 milhões dos gatos e cães vivem em situação de abandono, o que representa 25% da população total desses animais no país. O desafio é grande, por isso valorizamos muito as parcerias como esta com a CPTM, que nos ajudam no controle populacional e, consequentemente, no combate ao abandono animal”, explica Gustavo Bruno, Gerente Geral da Mars Petcare.

Para o futuro, Pedigree e CPTM estão trabalhando juntas para identificar novas regiões em São Paulo e oportunidades onde possam realizar mais eventos de castração gratuita, bem como oferecer conscientização sobre o cuidado responsável de animais de estimação, tudo em benefício da população local e de seus companheiros de quatro patas. As ações serão realizadas nos perfis das redes sociais da CPTM e PEDIGREE®, além de serem veiculadas nas telas das TVs presentes nos trens e estações.

Para a CPTM, que compartilha dessa visão de responsabilidade social e bem-estar animal, a renovação da parceria e extensão do projeto para novas estações e regiões é mais um importante avanço nas práticas que beneficiam a população. “Nós, da CPTM, entendemos a importância e a necessidade do serviço de castração, principalmente, se for uma ação gratuita e que irá beneficiar as pessoas e os seus pets. Temos muito orgulho de poder abrir a porta da nossa estação e contribuir para uma ação como esta”, diz Pedro Moro, presidente da CPTM.

Nos dias 28 e 29, é crucial que os animais estejam em jejum e que os tutores respeitem rigorosamente os horários agendados, além de apresentarem os documentos originais. As castrações terão início às 8 horas, com previsão de término até as 13 horas, sendo realizadas 50 cirurgias em cães e 50 em gatos em cada dia.

O procedimento, considerado uma cirurgia simples e rotineira com anestesia geral, tem duração média de 15 a 30 minutos, e os animais são liberados algumas horas após a intervenção. O período de recuperação varia de 7 a 12 dias, e os veterinários recomendam o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano por, pelo menos, cinco dias.