Atrasada em um ano pelo Covid-19, a Expo Dubai 2020, a convenção mundial reúne mais de 190 países apresentando inovações sobre sustentabilidade, mobilidade e oportunidades.
O Pavilhão de Sustentabilidade é uma peça central do evento. Chamado de “Terra”, o edifício gera água doce a partir da umidade do ar ao redor.
O dossel do telhado de 130 metros de largura e as estruturas circundantes da “Árvore da Energia” são equipadas com mais de 1.000 painéis solares, que fornecerão parte da energia necessária para sediar o evento de grande porte.
“Estamos tentando mostrar que a humanidade pode construir edifícios que vivam em harmonia com o meio ambiente ao seu redor, que consigam aproveitar os recursos ao seu redor, seja sol ou água.”, explica John Bull, diretor do Pavilhão de Sustentabilidade.
“Mesmo neste ambiente, que é um pouco seco, ainda conseguimos obter água o bastante para que o edifício seja autossuficiente.”, completa Bull.
Este pavilhão foi a primeira das estruturas da Expo a ser concluída. Até o dia 10 de abril, residentes e visitantes terão uma visão interna, onde uma série de experiências interativas têm o objetivo de ajudar as pessoas a entender seu impacto no meio ambiente.
“Por meio dessas experiências imersivas e interativas, é assim que podemos realmente nos conectar com as pessoas. É assim que você inicia conversas que importam, em vez de apenas fornecer informações.”, diz Bull.
A Expo acontecerá de outubro de 2021 ao final de março de 2022. Ao fim do evento, o Pavilhão de Sustentabilidade fará parte de um centro de ciências no Distrito 2020 – um novo empreendimento residencial e comercial feito a partir do local da Expo Dubai.