ESG

5º Fórum de Marketing Relacionado à Causa 2022 aborda desafios e urgências das práticas ESG

Maior evento de marketing relacionado às causas do país foi realizado em 7 de novembro, totalmente gratuito, com formato híbrido.

A CAUSE, a ESPM, o Ipsos e o Instituto Ayrton Senna, com apoio do Grupo MOL, realizaram, no dia 7 de novembro, um encontro para dialogar sobre “O papel do marketing de causas no ESG”. 

Em sua quinta edição, o Fórum de Marketing Relacionado à Causa teve formato híbrido, sendo presencial no auditório da faculdade ESPM, em São Paulo, com transmissão on-line, em tempo real.

Leia também: Track&Field e Heineken 0.0 se unem em apoio ao bem-estar e saúde

Na abertura do evento, o Ipsos apresentou o relatório Reputation Council 2023, demonstrando a visão de líderes de opinião do mercado sobre o papel das empresas em áreas como diversidade, sustentabilidade, inclusão e os principais desafios corporativos para o próximo ano. 

Dentre os dados que foram apresentados, uma pesquisa feita com membros de conselhos administrativos revelou: 55% acredita que o ESG mudou fundamentalmente a maneira como as empresas operam.

Depois disso, as atividades seguiram com painéis divididos em dois segmentos principais, que tiveram grandes nomes de companhias consolidadas em seus mercados, para debater temas como: os desafios e as empresas que estão na vanguarda do ESG; como sair da tática para ações estratégicas; mercado de investimento social; e muito mais.

“As pautas cada vez mais urgentes para o contexto atual são imprescindíveis para que as empresas avancem com operações socialmente responsáveis e estejam prontas para a transformação constante do país. O marketing relacionado à causa aumenta esse engajamento das organizações com seus públicos de interesse em torno de ações que geram valor à sociedade”, comentou Monica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing.

Mônica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing, mediou o painel que falou sobre consumo e marcas, abordando os principais desafios de empresas que estão na vanguarda das boas práticas de ESG. 

Marcas como RaiaDrogasil, Petz e Loungerie/Modacomverso integraram a primeira mesa. Já a rodada de debates teve como foco o mercado de investimento social e a importância do marketing de causa para o terceiro setor, e foi conduzida por Anna Beatriz Thieme, gerente de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna. SOS Mata Atlântica, Pacto Global e a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) estiveram entre os convidados.

“O objetivo do encontro foi conectar diversos atores, sejam profissionais, empresas ou organizações que já atuam em causas legítimas e urgentes de nossa sociedade. Assim, pudemos destacar as boas práticas do mercado e inspirar mais iniciativas que se utilizem do marketing relacionado à causa como ferramenta para promover impacto social positivo”, afirma Anna Beatriz Thieme, gerente de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna.