Live Marketing

4 tendências ESG para o mercado de live marketing

O live marketing é um dos mais dinâmicos dos últimos anos e, quando combinado com o ESG, possui uma grande potência.

O setor de live marketing é um dos mais dinâmicos e tem passado por diversas mudanças nos últimos anos. Em 2020, com a chegada da pandemia, os profissionais do setor precisaram se reinventar para continuar entregando seus serviços, proporcionando novas experiências entre marcas e seus públicos.

Esse movimento continua depois da retomada presencial dos eventos e do live marketing, essa pausa fez com que as marcas refletissem sobre as suas entregas e, mais do que isso, passaram a se preocupar ainda mais com os valores e compromissos em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.

O live marketing, quando combinado com o ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, que em português significa “Ambiental, Social e Governança”, possui uma grande potência.

Isso porque, os consumidores não estão só interessados em discursos sustentáveis, mas sim no que as empresas estão fazendo na prática para transformar o mundo como um todo. Por isso, este é o momento de dar voz às causas sociais.

De acordo com Andrea Pitta, CEO da Fibra.ag, uma das maiores agências de live marketing do país e signatária do Pacto Global da ONU, a preocupação das marcas com causas ambientais se tornou mais do que uma entrega momentânea, mas sim uma tendência global.

“Nos últimos planejamentos que entreguei, fiz uma reflexão com as marcas sobre como poderíamos mudar o futuro, não somente em um evento, mas sim como colocar ideias em prática para tornar tendências no mercado, e que outras empresas também se interessassem pelas causas sociais e ambientais. É sobre isso que precisamos debater e implementar nos próximos projetos, usar a força de uma marca para fazer a diferença”, comenta.

Confira algumas práticas ESG que estão se destacando neste contexto e devem virar tendência no live marketing nos próximos anos:

Tecnologia para redução de emissões

A implementação de tecnologias para reduzir as emissões de carbono é uma tendência importante no live marketing. Isso inclui o uso de soluções tecnológicas inovadoras, como aplicativos e plataformas digitais, para substituir materiais impressos. Estruturas com o uso de energias renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, são uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Essas são apenas algumas das muitas tecnologias disponíveis para redução de emissões. Políticas de incentivo e investimentos em pesquisas também são ótimas iniciativas.

Engajamento comunitário

O engajamento com a comunidade local é outra tendência crescente no live marketing. Não adianta só lembrar das comunidades locais no período do evento, as marcas precisam trabalhar o ano inteiro em conjunto com as organizações locais e grupos comunitários para fortalecer os laços.

Essas parcerias podem ajudar a identificar as necessidades e interesses da comunidade, bem como contribuir para o desenvolvimento social e econômico nas áreas onde realizam seus eventos. Além disso, parcerias locais podem ajudar a ampliar o alcance do evento e atrair públicos mais diversos.

Inclusão social e diversidade

A inclusão social e a diversidade são questões importantes dentro do live marketing, pois promovem a  representatividade e a valorização da diversidade de experiências, perspectivas e identidades. Ao abraçar esses princípios, as empresas podem criar eventos mais inclusivos, promovendo a igualdade de oportunidades.

Isso pode envolver a contratação de equipes diversificadas, a representatividade em campanhas, a acessibilidade física e digital, como a criação de espaços acessíveis a todas as pessoas. Além disso, no caso de eventos online, é importante disponibilizar legendas, audiodescrição e outras medidas que tornem o conteúdo acessível a pessoas com deficiência sensorial.

Sustentabilidade ambiental

O foco na sustentabilidade ambiental está se tornando uma prioridade nas estratégias de live marketing. As empresas estão buscando reduzir seu impacto ambiental por meio de práticas sustentáveis, como minimizar o uso de plásticos descartáveis e disponibilizar lixeiras de coleta seletiva para reciclagem.

Além disso, é importante buscar formas de minimizar a geração de resíduos, como a redução do uso de materiais descartáveis e  promover o uso de embalagens sustentáveis, fomentando o engajamento de causas ambientais e a conscientização do público. 

Conclusão

Essas são algumas práticas e tendências que refletem a consciência das agências do setor de live marketing, relacionadas às questões ESG. Mas vale ressaltar que, a tomada de decisão está nas mãos das marcas, a empresa deve escolher uma causa que venha de encontro com a sua missão e valores, a partir destes princípios é possível entender como poderá contribuir para uma causa, seja ambiental, social ou de governança.

Fotos: Pixabay