O Ecoviver, que já está na sua nona edição, é um projeto cultural que visa difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade junto aos alunos de escolas públicas.
Viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, o projeto mostra como é possível refletir e debater as questões de sustentabilidade por meio de ricas manifestações artísticas.
Os professores participam de workshops de criação e de oficinas culturais durante todo o ano, para trabalhar de forma criativa as questões abordadas pelo projeto em sala de aula. A partir disto, os alunos criam trabalhos que são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras gratuitas que acontecem nas cidades participantes.
Fotos: Esfera.
Para tornar as mostras ainda mais educativas, atores profissionais apresentam o tema sustentabilidade em uma peça teatral escrita especialmente para o projeto.
A agência Esfera este ano é a responsável pela concepção, ilustrações e produção do cenário – baseado no roteiro da peça – além de toda a logística e produção da mostra, que nos últimos dois meses já passou por oito cidades no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul, e este mês passará por mais 11 no Estado de São Paulo.
Para a criação do cenário, o ilustrador Luccas Moreira, da equipe Esfera, buscou referências lúdicas para criar traços que trouxessem a magia e encantamento das histórias em quadrinhos com a beleza e plasticidade da pintura com aquarela. O resultado foi incrível e a obra está sendo uma importante ferramenta para o trabalho dos atores.
Para dar movimento e dinamismo ao cenário, a equipe de planejamento da Esfera criou junto com os técnicos audiovisuais, efeitos de iluminação que valorizaram e deram vida à apresentação, permitindo que a história se passe em diferentes momentos do dia.
“Para nós, da Esfera, é um prazer poder participar de projetos como este e ajudar a formar o pensamento das crianças, que são as responsáveis pelo futuro do nosso País. Os temas trabalhados pelo projeto estão sendo amplamente discutidos pela sociedade e precisam ser introduzidos de forma natural na vida das crianças.”, completa Fernanda Abreu, gerente de atendimento da conta.