Por Marcos Borrone*
Em eventos de expressão, que levarão a marca da empresa a um grande número de pessoas, seja ele um congresso, feira empresarial, ação promocional, etc., toda empresa deve se preocupar com o uniforme que os players utilizarão. Isso porque, a sua marca estará exposta nas roupas como divulgação, e, por isso, o tecido e o corte também devem ser de boa qualidade.
A utilização de uniformes em eventos é uma prática internacional. O que se deve levar em conta é que os profissionais que trabalham nessas ações devem ser identificados para ganhar destaque entre clientes ou participantes.
É importante que as empresas entendam o conceito do evento antes de escolher o uniforme de seus promotores e/ou funcionários. Não adianta colocar a sua marca em um uniforme que não complemente a ação como um todo. Existem tecidos, cortes específicos, e logotipos ideais para cada tipo de ocasião, assim como na moda.
Em eventos, é comum que visitantes/participantes ganhem camisetas que levam a marca das empresas como brinde. Nesses casos, deve-se pensar que essa camiseta será usada em outro local, dando visibilidade à marca em diversas ocasiões.
Se o material for de baixa qualidade, é grande a chance do brinde ser utilizado de maneira errada e nenhuma empresa quer ver seu material usado em outras finalidades, como secando um carro ou como brinquedo de animais de estimação.
Já a padronização de vestuário é importante para identificação das pessoas que trabalham nele, mas sempre obedecendo alguns quesitos básicos como conceito, fácil identificação, visual profissional, ambiente, conforto, discrição e simplicidade.
A maioria das empresas tem dúvidas sobre qual tipo de material e corte deve ser usado em cada ocasião. O ideal é sempre buscar uma empresa que forneça consultoria. Esse serviço é encontrado em algumas confecções. É feito um check list de tudo o que acontecerá no evento: se o local é aberto, se há ar condicionado, se haverá atividade física ao ar livre, pois cada ocasião demanda um tecido diferente.
O uniforme precisa ter respirabilidade com tecidos leves e de qualidade. Outro ponto importante é a quantidade de peças produzidas, é imprescindível manter uma margem de segurança para não faltar peças, inclusive para possíveis contratações de emergência.
Também deve haver cuidado de encomendar sempre em diversos tamanhos. Outra dica é destacar a marca da empresa que está promovendo a ação, mas não de maneira grande e repetitiva, fazendo da camiseta um outdoor.
*Marcos Borrone é fundador da Mister Bite Confecção Esportiva, com 20 anos de mercado e também presta consultoria especializada em uniformes e roupas para feiras, eventos, congressos e ações promocionais.