Experiência de Marca

SporTV tem novo estúdio na Globosat

Nesta sexta-feira, dia 9, o SporTV inaugura um novo estúdio para os programas de esporte. A estreia será com a transmissão da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia, feita em parceria com a Globo.

Nesta sexta-feira, dia 9, o SporTV inaugura um novo estúdio para os programas de esporte. A estreia será com a transmissão da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia, feita em parceria com a Globo.

Localizado na sede da Globosat no Rio de Janeiro, o espaço traz inovações em seu conceito e operação, sendo a base para a cobertura dos principais eventos esportivos deste ano: os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, e a Copa do Mundo da Rússia, em junho e julho.

Toda a concepção do novo estúdio visou um maior aproveitamento dos espaços, aumentando as possibilidades de novos pontos de apresentação e diminuindo o tempo de montagem dos programas. A ideia teve início em 2016 e sua implementação envolveu as áreas de Tecnologia, Cenografia, Operações, Grafismo, Comunicação e Branding e a equipe do SporTV.

“Para nós, esse é mais um projeto que valida o comprometimento e a preocupação do Esporte em trazer as melhores tecnologias também fora de campo para sempre entregar um conteúdo diferenciado ao público. Para traduzir isso, acreditamos que o estúdio precisava ser versátil e que permitisse novas utilizações”, detalha Bianca Maksud, diretora de marketing esportes Grupo Globo.

Projetado e desenvolvido pelo departamento de Arte do SporTV com a diretoria de tecnologia da Globosat, o estúdio tem como um dos destaques seu painel gigante de LED. Com 9,5 metros e resolução de 1.5 pixel, é o maior da América Latina com essa qualidade de resolução, e funcionará como um centro de informações com dados dos jogos e dos atletas para os apresentadores e público, ajudando a ilustrar as informações apresentadas.

“Conteúdo e tecnologia sempre andaram lado a lado na Globosat. A reformulação do estúdio A vem justamente comprovar que cada vez mais estamos construindo projetos assim. O estúdio oferece mais recursos e integração entre as áreas de esporte do Grupo Globo”, ressalta Roberto Primo, diretor de Tecnologia da Globosat.

A estrutura do estúdio A conta com um novo conceito, sem bastidores, onde todos os lados podem aparecer em cena. Além disso, foi construído um mezanino que permite mais um ponto de apresentação, passando a ter 175m² úteis. Os dois andares permitem maior flexibilidade nos enquadramentos. O espaço terá quatro câmeras robôs, que se movimentam sozinhas, com operação remota.

“Redesenhamos os espaços para otimizar tempo de montagem entre as atrações. O estúdio é mais neutro e permissível, conta com uma cenografia leve e minimalista para que a parte gráfica se destaque, e é composto por diferentes sets independentes que se complementam, de acordo com cada situação”, detalha de Letícia Vorcaro, editora chefe de arte.

Para Manuel Falcão, diretor de Marketing da Globosat, o trabalho feito passa uma mensagem clara: “Um projeto como esse, envolvendo tantos profissionais, é tangibilizar o discurso da Globosat que aponta para a transformação. Colocar a tecnologia e o design a serviço da cobertura jornalística agrega valor na experiência do consumidor e de quem faz conteúdo, algo que colocamos como meta”.

Não é por acaso que o novo estúdio entre no ar em 2018. Na visão de Fred Müller, diretor-executivo comercial da Globosat, estrear o projeto neste ano tem um diferencial: “Em ano de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, uma estrutura desse porte reforça o posicionamento da Globosat de sempre inovar e buscar as melhores soluções de comunicação. No final, estamos conectando os nossos parceiros ao valor de nossas marcas e conteúdo”.

COBERTURAS ESPECIAIS

A cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno será feita em parceria com as equipes de esporte do SporTV e da Globo. Direto de PyeongChang, na Coreia do Sul, os repórteres Carol Barcellos, Marina Izidro e Guilherme Roseguini vão mostrar tudo o que acontece durante a competição. No Brasil, os apresentadores Fred Ring e Glenda Kozlowski comandam os programas especiais direto do novo estúdio do esporte. O espaço estreia dia 9/02, com a transmissão da Cerimônia de Abertura dos jogos.

Diariamente, de 7 a 25 de fevereiro, o SporTV vai mostrar as competições, entrevistar atletas e transmitir mais de 300 horas de programação ao vivo dos jogos entre 21h e 12h30. A partir do dia 9, Fred Ring comanda o “Conexão PyeongChang”, programa diário que será transmitido ao vivo após as competições e vai receber convidados para fazer um balanço das disputas. Já a partir de 13 de fevereiro, a Globo também transmite os jogos. Todos os dias de 0h até 5h o canal mostra as disputas com cobertura ao vivo, matérias especiais e boletins diários apresentados por Glenda Kozlowski.

Após os Jogos Olímpicos, o novo estúdio passa a receber a programação 2018 do SporTV, que terá novos programas e apresentadores, eventos ao vivo, faixas e produções exclusivas. O “Planeta SporTV” volta de férias e Janaína Xavier comanda a atração que passa a ser exibida, ao vivo, no SporTV, de segunda a sexta, às 9h. Marcelo Barreto troca de lugar com André Rizek e assume a bancada do “Redação SporTV”, que vai ao ar de segunda a sexta, às 9h45. Rizek será o apresentador do “Seleção SporTV”, programa de debates exibido de segunda a sexta, às 13h.

Já durante a Copa do Mundo da Rússia, que acontece de 14 de junho a 15 de julho, o estúdio funcionará como base dos programas especiais que servirão de apoio à mais completa cobertura do evento na TV brasileira. Uma equipe de 197 profissionais da unidade de esportes do Grupo Globo estará na Rússia para gerar conteúdo para a TV Globo, SporTV e para o portal globoesporte.com. No Brasil, eles contarão com o apoio do estúdio mais avançado do país na cobertura da mais importante competição do futebol mundial.

CENÁRIO DE INOVAÇÃO

Durante seus mais de 26 anos de vida, a Globosat se estabeleceu como o hub de marcas (GNT, SporTV, Multishow, Mais Globosat, BIS, Viva, Off, Gloob, Telecine, Canal Universal, Syfy, Studio Universal, GloboNews, Canal Brasil, Megapix, Premiere, BigBrother Brasil PPV, Combate, Playboy do Brasil, Globosat Play, Philos TV e VIU Hub), cada uma delas com personalidade própria,  reconhecidas e premiadas, oferecendo informação, jornalismo, cultura, educação, entretenimento, esportes, séries, filmes e documentários. São milhares de filmes, séries, shows e programas variados, disponíveis 24h por dia, através de computadores, tablets, smartphones, videogames e smart TVs.

A marca é pioneira no lançamento da plataforma “play” no Brasil e tem uma das maiores plataformas de transmissão de vídeos com o Globosat Play, atualmente com mais de um milhão de assinantes de TV ativos nos produtos Play (incluindo Globosat Play, Telecine, Premiere e Combate). O serviço de TV Everywhere leva conteúdo ao vivo ou sob demanda a qualquer lugar e quando o usuário quiser, registrando 202 milhões de views e mais de 3,8 bilhões de minutos assistidos – duas vezes mais que em 2015. De janeiro a abril/17, os minutos assistidos foram 55% maior, em relação ao mesmo período de 2016.

Em 2016, a Globosat lançou ainda a nova unidade de negócios, VIU Hub, especializada em conteúdo digital, conectada com os melhores talentos, marcas e parceiros de mídia do Brasil. Uma maneira de pensar conteúdo de forma integrada, sem barreiras de linguagem ou plataforma. Ou seja, a solução completa de comunicação para as marcas.

A evolução do mercado também trouxe uma nova maneira de lidar com o conteúdo. Assim, surgem iniciativas como o acordo anunciado recentemente com a Vice Media para a realização de uma joint-venture na VICE Brasil, empresa de mídia que atua com uma série de unidades de negócios e marcas com foco na geração Y (“Millennials”). Esta parceria unirá a expertise das duas empresas para oferecer projetos inovadores aos jovens de 18 a 34 anos.