Experiência de Marca

SIM SP divulga parceiros e números esperados

Em dezembro, sétima edição da Semana Internacional de Música de São Paulo ocupa diversos espaços da cidade com tendências artísticas e de negócios da música do Brasil e do mundo.

Em dezembro, sétima edição da Semana Internacional de Música de São Paulo ocupa diversos espaços da cidade com tendências artísticas e de negócios da música do Brasil e do mundo.

A Semana Internacional de Música de São Paulo, que será realizada de 04 a 08 de dezembro de 2019, revelou na segunda-feira, 28 de outubro, os nomes dos primeiros patrocinadores e parceiros desta edição.

O melhor do entretenimento está aqui.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Considerado um dos principais encontros do meio musical da América Latina, em 2019, a SIM São Paulo tem, pelo segundo ano consecutivo, patrocínio da Oi, apoio da Oi Futuro e assinatura da Budweiser como Cerveja Oficial do evento. 

A edição 2019 da SIM tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Latam – como transportadora oficial – e Fogo de Chão, além de organizações internacionais de apoio à música.

Presente pelo segundo ano consecutivo, a Oi atua como um catalisador criativo, impulsionando pessoas por intermédio das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na Era digital, por meio de seu instituto de inovação e criatividade, o Oi Futuro.

“A SIM é o mais importante espaço de discussão do sistema da música na América Latina. Há dois anos, o Oi Futuro criou o LabSonica, laboratório de experimentação artística, passando do palco para a ponta da cadeia produtiva do som. LabSonica é o ponto de encontro de criadores e oferece a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos e viabilizem produções. O OI Futuro e a SIM São Paulo conectam, transformam e se encontram em São Paulo.”, afirma Roberto Guimarães, gerente-executivo de Cultura do Oi Futuro. 

"Budweiser sempre esteve presente no universo musical, ao lado dos artistas e de seus fãs. Presente nos principais momentos da história da música, apoiamos não apenas artistas mais renomados, mas também os emergentes e independentes que estão caminhando para conquistar seu espaço. A cada ano temos ampliado nosso papel dentro desse cenário, fomentando a cena de música independente e trazendo novas experiências para os amantes da música. A SIM São Paulo é uma prova do nosso compromisso.”, conta Ludmila Kaminskas, gerente nacional de Cultura de Budweiser.

Outro parceiro estratégico é a Sympla, plataforma de gerenciamento do PRO-Badge, credencial que dá acesso ao conteúdo exclusivo da SIM São Paulo. “A Sympla sempre apoiou a cena da música no Brasil, sendo em festivais, shows ou festas. Sabemos da relevância da SIM no mercado, que a cada ano cresce trazendo novas tendências, inovação e conteúdo essencial para a música. Este é um dos motivos que esta parceria acontece desde 2013.”, explica Karla Megda, head de negócios da Sympla.

Plataforma que reúne profissionais de todo o mundo na Capital paulista para debater perspectivas e apresentar tendências do mercado da música, a SIM São Paulo 2019 terá mais de 90 painéis em sua conferência, além de reuniões, encontros e coquetéis de Networking & Business.

Serão mais de 400 apresentações ao vivo nos showcases diurnos e programação noturna, que ocupará cerca de 50 dos principais palcos da Capital paulista, mostrando a diversidade da música contemporânea global e suas tendências para os próximos anos. São esperadas mais de 40 mil pessoas circulando pelo evento em 5 dias.

A presença de comissões internacionais com profissionais da indústria musical e artistas já está confirmada. Em 2019, a SIM recebe convidados de Quebec, Austrália, Portugal, Argentina, Reino Unido, Espanha, Chile, Colômbia, México, França, entre outras regiões do planeta.

A cada edição, a SIM São Paulo aponta tendências de mercado e incentiva o questionamento e a articulação de novas estratégias para a cultura, estimulando a formação de redes de apoio e parcerias para fortalecer as cadeias criativas e produtivas.

Nesta sétima edição, o evento tem o Centro Cultural São Paulo como base, mais uma vez. É lá que fica localizada a PRO-Area da SIM, um espaço por onde circulam importantes agentes do setor, como donos de festivais e selos, programadores, curadores, distribuidoras digitais, influenciadores e artistas.

Os credenciados podem começar suas conexões desde antes do evento, acessando a PRO-Area Virtual no site. Ela  funciona como uma comunidade digital para profissionais da música do mundo todo.

“É uma extensão da SIM no ambiente digital, onde os credenciados estarão em contato direto uns com os outros, poderão trocar contatos e ideias desde já, marcar reuniões, se inscrever nos pitches e votar no Prêmio SIM, além de receber informações e conteúdos da SIM em primeira mão.", conta Fabiana Batistela, diretora-geral da feira. 

Data SIM

Lançado em 2018, o Data SIM vem realizando pesquisas e estudos focados no mercado da música e compartilhando seus resultados no site.

Durante a SIM 2019, o Data SIM vai apresentar os resultados da pesquisa inédita "Mulheres na indústria da música no Brasil: Obstáculos, oportunidades e perspectivas", compatibilizada com a pesquisa “Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities” do Berklee College of Music e Women in Music (WIM), que investigou a presença feminina no mercado norte-americano.

Além disso, também apresentará uma análise aprofundada sobre o impacto socioeconômico da SIM São Paulo no mercado e na cidade de São Paulo. 

SIM Transforma

Desde 2015, a SIM promove ações mensais na periferia de São Paulo com o selo SIM Trasnforma. Em 2019, as atividades começaram em junho e já passaram por bairros como Jardim São Luís (junho), Brasilândia (julho), Capão Redondo (agosto), Vila Nova Cachoeirinha (setembro) e Jaçanã (outubro). Em novembro, será no Jardim Ângela, em parceria com o coletivo A Banca, no dia 31.

Mais informações aqui.