Parque Olímpico será palco do Flashback Brasil Festival

04/01/2020


Evento de resgate da memória afetiva homenageará o Profeta Gentileza.

O Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vai ser o lar de uma programação extensa de nostalgia, com programação bem lúdica.

O melhor do entretenimento está aqui.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, um final de semana, a Arena 03 e todo o entorno serão invadidos pelas quatro décadas mais badaladas em termos de cultura pop e música.

Segundo o IBGE, a população brasileira acima dos 38 anos soma mais de 90 milhões de pessoas. Essas pessoas, que viveram as décadas de 60, 70, 80 e 90, com certeza sentem falta de coisas que não existem mais, que foram sendo descontinuadas ou sumiram com o passar dos anos. Mas o saudosismo vai acabar...

O grande homenageado do evento será José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza. Ele, que se tornou famoso por fazer inscrições e pinturas na Zona Central do Rio, se tornou uma personalidade importante para todo o País.

Como um andarilho, o Profeta percorreu a cidade, era visto principalmente nas zonas mais humildes e em transportes públicos, fazendo sua pregação e levando palavras de amor aos que cruzassem seu caminho.

Os murais e pilastras pintadas por ele se tornaram icônicas na memória da população – tanto que as peças artísticas foram tombadas pela prefeitura, em 2000, após serem vandalizadas.

Seu legado será comemorado em uma grande área de acervo pessoal, fotos e espaços bem "instagramáveis", com uma curadoria muito especial: quem cuidará deste espaço será Vagner Datrino, neto do Profeta. 

Atrações

Será um verdadeiro festival de experiências, com três shows principais em cada dia e outros dois ao longo de cada dia de evento. Os artistas, ainda a serem confirmados, serão nomes que marcaram época e haverá ainda encontros inéditos e muitas homenagens.

Entre os highlights do final de semana, haverá uma Tenda Disco, com o DJ Marlboro comemorando os 30 anos de Funk Brasil na sexta, a famosa Festa Ploc no sábado e Soul music no domingo. Ao longo do dia, tocará muita discoteca através de mãos de DJs da década de 70 e 80. 

A média do valor dos ingressos será de R$ 65, para uma programação que se estende das 11h da manhã até 00h. Os organizadores esperam um público de, pelo menos, 90 mil pessoas. 

Entre as atrações, está o espaço como o de Vinil, onde as pessoas poderão comprar e ouvir LPs. O futebol das antigas também terá destaque dentro do primeiro espaço físico do Museu da Pelada, comandado pelo jornalista Sérgio Pugliese.  

Eduardo Maruche, realizador do evento, é um produtor multicultural carioca, que já cuidou de produções como Atos Culturais da Jornada Mundial da Juventude - JMJ Rio 2013 e do projeto Cristo Redentor 80 Anos, entre vários outros projetos culturais e esportivos. Hoje também comanda uma loja chamada Relíquias do Brasil, em um shopping carioca.

Quem viveu sabe

O Parque de Diversões terá brinquedos espalhados pelo Parque Olímpico, como Bicho da Seda, carrinhos de bate-bate, roda-gigante, atrações de circo, tiro de rolha, dardo, labirinto de bolinha de gude, pega bichinho de pelúcia, uma réplica da Conga, a mulher Gorila, espaço fliperama, vendedores de algodão-doce, churros, pipoca e maçã do amor, isso sem falar em um megaespaço dedicado a um roller, ou seja uma pista de patinação com toques bem característicos da época. 

Na ala da gastronomia, a seleção contará com marcas brasileiras e estrangeiras que conquistaram o público "pelo estômago". O festival contará ainda com concursos de break dance, karaokê, charme, fantasias, iôiô, bambolê e batbag

Tema afetivo pede por um grande time

O time Flashback Brasil Festival é de peso - são quase 20 curadores que ajudarão a montar um festival que reaviva memórias e toque o coração das pessoas.

Entre os nomes confirmados, estão: o jornalista Juarez Becoza, do Jornal O Globo, na parte de gastronomia; Luiz Carlos Meu Bom cuidará da direção musical; Michel Jacob, precursor do Charme no Rio de Janeiro; além de Caio Nunes com a curadoria de dança.

O evento contará ainda com uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que terá o objetivo de aproximar alunos e professores da rede pública de ensino, por intermédio de ações desenvolvidas especialmente para o Flashback Brasil Festival. Com isso, o objetivo será apoiar desdobramentos pedagógicos, estimular os jovens com a mensagem do Profeta Gentileza em um projeto que valoriza a educação.

Fonte: Redação.

TAGs: evento flashback-brasil-festival live-marketing profeta-gentileza rio-de-janeiro