Experiência de Marca

Enredo patrocinado é "bi" no Carnaval carioca

Pelo segundo ano consecutivo, uma agremiação patrocinada fatura a competição. Em 2013, a Vila Isabel levou o título com uma homenagem ao agricultor brasileiro. O desfile foi encomendado pela alemã Basf, dessa vez, a Unidos da Tijuca, foi a grande vencedora.

Foi pela diferença de um décimo que a Unidos da Tijuca conseguiu deixar o Acadêmicos do Salgueiro para trás e se consagrar como campeã dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no dia 05/03.

Além de passistas e ritmistas, a vitória da escola também premia outros personagens da folia. Pelo segundo ano consecutivo, uma agremiação patrocinada fatura a competição. Em 2013, a Vila Isabel levou o título com uma homenagem ao agricultor brasileiro. O desfile foi encomendado pela alemã Basf (Reveja aqui).

Carro alegórico de girassóis foi uma das atrações do desfile da Vila Isabel (Foto: AFP/Photo).
Carro alegórico de girassóis foi uma das atrações do desfile da Vila Isabel (Foto: AFP/Photo).

Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, a Tijuca entrou na avenida na madrugada de segunda-feira (03/03), para contar a história da velocidade e prestar uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto em 1994.

A escola contou com o apoio de grandes marcas como Gillette, Audi, Shell, Honda e Credicard. Em segundo lugar, o Salgueiro contou com patrocínio da Nissan. A Portela, terceira colocada no ranking das escolas, não contou com patrocínio.

Colocar um desfile na Sapucaí custa, em média, R$ 6 milhões de reais, de acordo com fontes do mercado. Com patrocínio, o valor pode ser dobrado. Segundo Fabiana Amorim, diretora de marketing da Unidos da Tijuca, as empresas estão atentas ao potencial do Carnaval como plataforma de comunicação.

Ayrton Senna foi o grande homenageado da Unidos da Tijuca no Carnaval 2014 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP).
Ayrton Senna foi o grande homenageado da Unidos da Tijuca no Carnaval 2014 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP).

“Muitos ainda veem o Carnaval de forma clichê, mas essas empresas entenderam que, além de passar uma mensagem ao longo de um comercial de 30 segundos, existe a oportunidade de se destacar durante 82 minutos de desfile, tendo quatro mil componentes apaixonados como embaixadores”, pontua.

A organização de um departamento específico fez diferença na história da Unidos da Tijuca. Há sete anos, a agremiação criou uma diretoria de marketing que hoje oferece um plano de negócios para companhias que querem investir no carnaval, mas não sabem como.

“Trabalho em parceria com o carnavalesco e a presidência da escola. Nas últimas três temporadas chegamos a um consenso sobre o tema a ser abordado no ano seguinte, e, em seguida, começamos o processo de captação junto às marcas”, afirma Fabiana.

Quanto mais cedo a parceria for acertada, melhor. “Dessa forma a empresa tem mais de seis meses para explorar ações de marketing externas, endomarketing, workshops, presenças e festas e muitos outros produtos”, afirma Fabiana.

A Ala das Crianças apresentou o personagem Seninha (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP).
A Ala das Crianças apresentou o personagem Seninha (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP).

Além da verba destinada por empresas, as agremiações contam com recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do evento, e também de parte da bilheteria dos desfiles.