Experiência de Marca

Engenhonovo cria para o programa Pacto Pela Vida

A estratégia da campanha foi, por intermédio do exemplo de personalidades vitoriosas, referências de sucesso profissional, passar a mensagem de uma alternativa de vida saudável como meio para se conquistar a felicidade.

Artistas, jogadores de futebol, educadores, dentre outras personalidades baianas, são protagonistas de campanha publicitária criada pela Engenhonovo para promover as ações do programa “Pacto pela Vida”, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e que tem como um de seus objetivos a prevenção e alerta à sociedade contra o uso de drogas.

A estratégia da campanha foi, por intermédio do exemplo de personalidades vitoriosas, referências de sucesso profissional, passar a mensagem de uma alternativa de vida saudável como meio para se conquistar a felicidade.

A campanha foi fundamentada num planejamento e um trabalho de articulação que envolveu várias secretarias, junto com uma ampla pesquisa entre profissionais de saúde, psiquiatras e especialistas em comunicação. O resultado está nas ruas: uma campanha que não ataca, ou criminaliza, o uso de drogas e ao mesmo tempo sugere outros caminhos.

No dia seguinte ao início de veiculação, a campanha já repercutia nas redes sociais e também nas cartas dos leitores dos jornais, confirmando a eficiência da mensagem junto ao público alvo de todas as faixas etárias.

Os internautas apropriaram-se da campanha, multiplicando as mensagens básicas de que é possível vencer sem drogas, com brincadeiras e paródias das peças associadas a times de futebol, políticos, personalidades baianas e do Brasil e até amigos de seu relacionamento.

As Personalidades

A campanha contou com a participação voluntária dos artistas Claudia Leite; Bell Marques; Margareth Menezes; Léo Santana; do campeão de luta livre Junior Cigano; dos jogadores de futebol Marcelo Lomba, do Bahia; e Geovanni, do Vitória; do educador e apresentador de televisão, Jorge Portugal; e da chef de cozinha Dadá. Todos eles abriram mão de seus cachês.

Com o mote “Escolha viver sem drogas” e o slogan “Crack, é possível vencer” a campanha criada pela Engenhonovo teve duas etapas. Na primeira associou as imagens das personalidades referidas, por meio de “teasers”, com mensagens alusivas ao uso de drogas: “Usuário”, “Viciado”, “Dependente”.

Na segunda etapa, as mensagens ganharam como complemento um atributo profissional dos protagonistas e então revela que Bell é “Dependente de Carnaval”; Jorge Portugal é “Usuário de livros”; Júnior Cigano é “Viciado em vencer” e Leo Santana” é “Viciado em pagode” e assim por diante.

O plano de mídia compreende veiculação na mídia tradicional, rádio, jornal, outdoor, busdoor, cinema, busTV, elemídia, etruck, mobiliário urbano e banners na internet.