Rio de Janeiro - O Enel Festival de Inverno Rio chega à sua 8º edição com apresentações de artistas aclamados, como Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Gomes, Liniker e Marina Sena, e o encontro de diferentes marcas com um público em busca de experiências inusitadas e entretenimento de qualidade.
O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho, e 01, 02 e 03 de agosto na Marina da Glória com o patrocínio master da Enel Brasil, detentora do naming rights, e outra marcas patrocinadoras como Repsol Sinopec, Amstel, Estácio, Elo, além do apoio da Venancio, Windsor Hotéis e Jean Paul Gaultier
“O Festival de Inverno Rio enaltece a brasilidade e a sustentabilidade como poucos eventos conseguem fazer. E a Enel acaba de anunciar uma nova marca no país, com as cores e o nome do Brasil, para reforçar ainda mais a proximidade com seus clientes. Não poderíamos estar mais felizes em promover um festival tão bonito, com artistas nacionais de diferentes estilos que revelam a potência cultural brasileira”, destaca Hélio Muniz, diretor de comunicação da Enel Brasil.
Ativações diferenciadas das marcas no Enel Festival de Inverno Rio
Durante os seis dias de shows na Marina da Glória, o Enel Festival de Inverno Rio terá um Pavilhão de Experiências, com diferentes ativações das marcas patrocinadoras e apoiadoras, e da realizadora do evento.
A Enel terá um espaço instagramável que remete à sustentabilidade e energia, totens para calcular a pegada de carbono do público do evento e entrega de brindes sustentáveis. A empresa vai oferecer ao público a possibilidade de calcular a própria pegada de carbono anual (ou seja, todo o carbono emitido pelo modo de vida da pessoa e seus hábitos de consumo durante um ano). Como brinde, o visitante receberá a neutralização dessas emissões, por meio de um certificado digital, e um tirante para telefone celular.
A Repsol terá uma ativação feita com madeira de reflorestamento, que terá um lounge instagramável e totens carregadores de telefone celular. A Estácio apresentará um espaço de photo opportunity com uma guitarra que será autografada por artistas do festival e depois anunciada no leilão do Instituto Yduqs.
Já a Venancio terá três momentos de interações diferentes com o público, além de distribuição de brindes e sampling. Para a marca Engov, haverá interatividade com um Pula Pula que energiza. Com a Strepsils, um game foi desenvolvido para o público dar um nocaute no vírus da gripe. E a Cetaphil terá com área instagramável para foto.
O Rio Galeão /Air Canadá também estará presente com uma experiência canadense dentro do festival, que inclui um jogo de realidade virtual com ski, divulgando o esporte de inverno, e uma photo opportunity com imagens de locais característicos do Canadá.
O Museu do Samba, espaço de memória, preservação e representativa da cultura afro-brasileira, também estará representado no Pavilhão de Experiências, com photo opportunity que divulga a programação da instituição. Por fim, o Santuário Cristo Redentor contará com um ponto de coleta para a Campanha do Agasalho 2025, que tem como meta arrecadar 10 toneladas em doações de agasalhos e cobertores em bom estado.
Enel Festival de Inverno Rio: práticas sustentáveis e o compromisso com o desenvolvimento social
Pioneiro na adoção de práticas ecológicas, o evento cumpre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em todas as etapas de produção do festival são realizadas iniciativas com o propósito de reduzir o impacto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas como, por exemplo, a neutralização de 110% das emissões de CO2, a utilização de copos retornáveis, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras ações.
O Enel Festival de Inverno Rio, além de contratar colaboradores PCD para atuarem no projeto, oferece ao público área PCD localizada num ponto privilegiado da plateia, monitores especializados, banheiros acessíveis, tradução em libras nos shows, cardápios em braille, audiodescrição, espaço Sensory Friendly com atendimento terapêutico, rampas de acesso.
90’s Festival
Pós o Festival de Inverno, nos dias 19, 20 e 27 de julho, é a vez do 90’s Festival, projeto que é o “puro suco” do marketing de nostalgia. Com patrocínio master da Vivo, o evento traz, em sua segunda edição, artistas que embalaram os anos 90, como Alexandre Pires, Belo, Péricles e Xande de Pilares, acompanhando a onda de lançamentos que aguçam memórias afetivas das gerações “millennial” e “z”. O 90´s Festival também é patrocinado pela Enel Brasil, Amstel e Estácio.
Segundo a Vivo, estar no Rio de Janeiro com um evento tão marcante é uma oportunidade única. “Celebrar um período emblemático da nossa música em uma cidade tão importante reforça o nosso posicionamento de uma marca que fomenta a cultura do país”, afirma Sabrina Romero, gerente sênior de marketing da Vivo.