Neste sábado (07/08), o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – promove o I Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol. O foyer externo do Museu reunirá fanáticos pelos uniformes dos mais diversos clubes do Brasil e do mundo. Para participar do Encontro, porém, não é necessário colecionar camisas: qualquer pessoa interessada pelo tema pode comparecer e conhecer mais sobre essa “mania”.
O I Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol é uma parceria do Museu do Futebol com o site “Minhas Camisas.com”, que possui mais de 1.700 membros cadastrados. Segundo o fundador do portal, Filipe Augusto Marx, a ação no Museu do Futebol é um verdadeiro gol de placa. “Queremos reunir desde os colecionadores até aqueles que simplesmente apreciam a história das camisas”, explica. “Será uma grande confraternização do futebol” continua Marx.
Para o coordenador de eventos do Museu do Futebol, Renato Baldin, a intenção é que encontros, como este, aconteçam mais vezes. “O Museu tem como objetivo preservar a memória do futebol brasileiro. Com este I Encontro, queremos trazer acervos e coleções para apresentá-los ao público de forma diferente, onde o colecionador e o torcedor possam interagir”, explica.
Esta não é a primeira vez que o Museu do Futebol homenageia os colecionadores de itens ligados ao futebol. A instituição possui um espaço totalmente dedicado à idolatria do torcedor – a Sala Grande Área, que reúne 483 fotografias de objetos raros como flâmulas, discos e jornais – e, em maio do ano passado, realizou a exposição “Mania de Colecionar”, que reuniu 119 camisas de clubes pouco conhecidos dos 27 Estados brasileiros, além de flâmulas e peças de futebol de botão.
Mais informações no site.