A Natura receberá até essa sexta-feira (19/08), inscrições para o Edital Nacional 2011 do Natura Musical. O programa é definido como uma oportunidade que a empresa oferece para projetos ligados à música obterem recursos e seu objetivo é difundir e valorizar a cultura brasileira.
Este ano, o valor destinado aos projetos selecionados será de R$ 1,5 milhão, 50% maior que o do edital de 2010. Desde 2005, quando foi criado, o Natura Musical já investiu R$ 23 milhões nas versões Nacional e Regional Minas Gerais.
Quem acredita que tem talento suficiente e deseja se inscrever não vai pagar nada para isso. O trabalho será acessar o site do programa e preencher um formulário eletrônico, mas todos os projetos inscritos devem, obrigatoriamente, ter registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) ou estarem aptos a captar recursos por meio da Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual (com as quais as empresas abatem dos seus impostos o dinheiro investido em projetos culturais).
Poderão ser inscritos projetos distintos, desde produção de CD, turnê de shows e festivais, ou mesmo produção de livro, filme, realização de pesquisa ou ação sócio-educativa, relativas ao universo da música.
Uma comissão técnica independente avaliará os inscritos, entre setembro e novembro, e indicará à Natura os mais afinados às regras do Edital. A divulgação dos vencedores acontecerá em dezembro.