Com os recursos, a organização promoveu intercâmbios musicais, seminários, festivais e inaugurou novos polos.
Neste ano, a Amigos do Guri arrecadou R$ 6.761.229,95 em patrocínios, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, majoritariamente por meio de leis de fomento à cultura.
Atualmente, a instituição conta com o apoio de mais de 30 empresas, além das parcerias locais com prefeituras.
Responsável pela gestão do Projeto Guri no Interior e litoral do Estado – o maior programa sociocultural brasileiro, que oferece cursos gratuitos de música a crianças e adolescentes – a organização foi eleita uma das 100 melhores ONGs e a Melhor ONG de Cultura para se doar (de acordo com o Guia Melhores ONGs).
Além dos recursos públicos, destinados para manutenção dos polos de ensino, a Amigos do Guri capta parcerias para abertura de novos espaços, promoção de festivais, seminários, intercâmbios culturais e atividades educativas, com o objetivo de promover o desenvolvimento musical integral dos jovens.
De acordo com Alessandra Costa, diretora-executiva da Organização, é extremamente importante a criação de políticas de fomento ao investimento em cultura, como Lei Rouanet, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e Programa de Ação Cultural (ProAC).
“As empresas buscam causas sólidas e que tenham um impacto social forte, afinal o patrocínio envolve a reputação das marcas, mas acreditamos que a legislação de incentivo com descontos em impostos engaja ainda mais as corporações e até mesmo pessoas físicas.”, conta.
Pesquisa recente do Ipsos Global Reputation Center aponta que sete em cada dez pessoas esperam que as marcas contribuam muito mais para a sociedade do que contribuíam no passado e invistam mais em causas do que investiam anteriormente.
De acordo com o estudo, 91% dos consumidores brasileiros levam em conta a reputação da empresa que está por trás da marca ao comprar um produto ou serviço.
Exemplo disso é o projeto Visa Causas, no qual os clientes de cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa escolhem a causa ou a instituição parceira que deseja apoiar.
A Visa faz uma doação a cada pagamento realizado. O projeto teve início neste ano e já mobilizou mais de 35 mil doações, sendo o Guri uma das organizações beneficiadas.
Parceria de sucesso
Uma organização apoiadora do Projeto Guri é a CTG Brasil, terceira maior geradora de energia do País. De acordo com Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da empresa, apoiar o Projeto Guri é uma forma de garantir que a iniciativa transforme ainda mais vidas.
“A CTG Brasil tem um compromisso de longo prazo com o País e investir em cultura é uma maneira de reforçarmos o mesmo e de colaborarmos para o desenvolvimento das diversas regiões em que atuamos no Brasil.”, explica.
A Mercedes-Benz, marca alemã de automóveis, é outra companhia preocupada com o investimento em ações de responsabilidade social.
A empresa apoia o Projeto Guri há mais de quatro anos. “O Guri passou a ser envolvido em muitas ações que desenvolvemos na fábrica. Sempre que possível, solicitamos a participação dos jovens.”, descreve Luana Rafael, responsável pela área de patrocínio e responsabilidade social da Mercedes-Benz.
De acordo com Luana, um dos pilares trabalhados internamente é o investimento em arte e cultura. “Acreditamos que é um caminho para transformar a vida de muitas pessoas e, principalmente, de crianças e adolescentes. Investir em projetos sociais como esse nos dá essa possibilidade de transformar vidas”, conclui.
Interessados podem entrar em contato com a área responsável e falar com Marina Funari – gerente de Mobilização da Amigos do Guri, no telefone 55 11 3874-3355.
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri
Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; Visa; Valgroup; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; Asta; Catho; Codesp; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.