As convenções de vendas são ferramentas estratégicas para impulsionar os negócios, além de realinhar a força de vendas e já integra o calendário de muitas empresas.
Considerando que o consumidor dita as regras do mercado, os vendedores, sem dúvida, são as pessoas mais próximas dos clientes e fundamentais para o sucesso dos negócios. Com esse foco, nas convenções de vendas é o momento para traçar as estratégias. Porém, o evento que ocorria uma vez ao ano, e, normalmente no começo dele, está passando por mudanças.
Sazionalidade
As convenções agora ocorrem durante o ano todo e existem até empresas que já possuem calendário fechado para os próximos cinco anos, preocupadas com a escassez de hotéis ou espaços que suportam um alto número de pessoas.
A previsão para o ano que vem é que a procura aumente pelo menos 10% no primeiro semestre, principalmente por conta dos eventos esportivos que o Brasil irá receber – Copa do Mundo e Olimpíada de 2016.
“Deve haver um crescimento significativo, principalmente nas convenções compartilhadas com fornecedores “chaves”, parceiros e clientes, para garantir o sucesso das parcerias, reduzir custos e potencializar resultados, pois o esporte movimenta bilhões de dólares no mundo e o Brasil não pode perder esta oportunidade”, realça aconsultora Helena Ribeiro.
Novo Formato
A globalização mudou o mundo e as empresas foram ajustando suas estratégias para se manterem competitivas em todos os aspectos. Entre elas, as convenções passaram a ter novos formatos, inclusive ampliando a participação para diversas áreas da empresa. “O lema hoje é ouvir e promover o trabalho em equipe. A integração estreita relacionamentos, fortalece o elo das equipes e contribui no planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo”, afirma Helena Ribeiro.
Com este objetivo, diversas áreas estão sendo convidadas a sugerirem melhorias, pontos fortes, fracos, entre outras ações que contribuem com o plano de ação. Entre as sugestões o treinamento e desenvolvimento do capital humano sempre são citados e para apresentar os resultados destes trabalhos, as empresam passaram a realizar pequenos encontros em hotéis, Kick coffee e convenções de vários formatos, convidando até as famílias dos colaboradores.
Porém, não são só nesses aspectos que as empresas estão mudando suas convenções, muitas otimizam recursos e incluem Team Building Vivencial para motivar e fortalecer o elo do time para novos desafios. Também é crescente o uso de viagem de navio, onde parte do tempo é utilizada para a realização da convenção e outra de entretenimento como forma de reconhecimento e celebração de resultados.