Experiência de Marca

Empresas fecham calendário de convenções

A previsão para o ano que vem é que a procura aumente pelo menos 10% no primeiro semestre, principalmente por conta dos eventos esportivos que o Brasil irá receber – Copa do Mundo e Olimpíada de 2016.

As convenções de vendas são ferramentas estratégicas para impulsionar os negócios, além de realinhar a força de vendas e já integra o calendário de muitas empresas.

Considerando que o consumidor dita as regras do mercado, os vendedores, sem dúvida, são as pessoas mais próximas dos clientes e fundamentais para o sucesso dos negócios.  Com esse foco, nas convenções de vendas é o momento para traçar as estratégias. Porém, o evento que ocorria uma vez ao ano, e, normalmente no começo dele, está passando por mudanças.

As convenções devem aumentar em 2014 em função dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil (Foto: Suply Chain).

Sazionalidade

As convenções agora ocorrem durante o ano todo e existem até empresas que já possuem calendário fechado para os próximos cinco anos, preocupadas com a escassez de hotéis ou espaços que suportam um alto número de pessoas.

A previsão para o ano que vem é que a procura aumente pelo menos 10% no primeiro semestre, principalmente por conta dos eventos esportivos que o Brasil irá receber – Copa do Mundo e Olimpíada de 2016.

“Deve haver um crescimento significativo, principalmente nas convenções compartilhadas com fornecedores “chaves”, parceiros e clientes, para garantir o sucesso das parcerias, reduzir custos e potencializar resultados, pois o esporte movimenta bilhões de dólares no mundo e o Brasil não pode perder esta oportunidade”, realça aconsultora Helena Ribeiro.

Novo Formato

A globalização mudou o mundo e as empresas foram ajustando suas estratégias para se manterem competitivas em todos os aspectos. Entre elas, as convenções passaram a ter novos formatos, inclusive ampliando a participação para diversas áreas da empresa. “O lema hoje é ouvir e promover o trabalho em equipe. A integração estreita relacionamentos, fortalece o elo das equipes e contribui no planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo”, afirma Helena Ribeiro.

Com este objetivo, diversas áreas estão sendo convidadas a sugerirem melhorias, pontos fortes, fracos, entre outras ações que contribuem com o plano de ação. Entre as sugestões o treinamento e desenvolvimento do capital humano sempre são citados e para apresentar os resultados destes trabalhos, as empresam passaram a realizar pequenos encontros em hotéis,  Kick coffee e convenções de vários formatos, convidando até as famílias dos colaboradores.

Porém, não são só nesses aspectos que as empresas estão mudando suas convenções, muitas otimizam recursos e incluem Team Building Vivencial para motivar e fortalecer o elo do time para novos desafios. Também é crescente o uso de viagem de navio, onde parte do tempo é utilizada para a realização da convenção e outra de entretenimento como forma de reconhecimento e celebração de resultados.