Experiência de Marca

Empresas de laticínios investem em patrocínio

Os investimentos em marketing esportivo por parte das empresas de laticínios de Minas Gerais têm crescido ano a ano, representando grande parte dos dos cerca de 2,5% do faturamento das companhias que são destinados às suas ações de marketing.

Os investimentos em marketing esportivo por parte das empresas de laticínios de Minas Gerais têm crescido ano a ano, representando grande parte dos dos cerca de 2,5% do faturamento das companhias que são destinados às suas ações de marketing.

A estratégia consiste na associação entre a prática de esportes e o consumo de leites e derivados com uma vida de saúde e bem-estar. Os resultados para o negócio já são possíveis de se ver na prática: ganho de novos mercados, aumento no número de consumidores e presença garantida na mídia a cada aparição dos times ou dos atletas que levam suas marcas estampadas nos uniformes.

A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com fábrica em Lagoa da Prata (Região Centro-Oeste), por exemplo, vem aumentando cada vez mais seu leque de participação no meio esportivo por intermédio de cotas de patrocínio.

De acordo com o diretor-presidente da empresa, Hamilton Antunes, a ação já é mais evidente no Nordeste, onde se vê a marca de leite Camponesa estampada com maior frequência em times de Alagoas e Pernambuco.

Em Minas Gerais a estratégia começou recentemente, mas cresce a cada ano. Conforme ele, a comercialização do leite UHT no Estado teve início em 2011, e, por isso, as ações de marketing esportivo também se iniciaram um pouco mais tarde.

“Em 2013 demos os nossos primeiros passos no esporte mineiro. Começamos pela equipe de vôlei feminino do Minas Tênis Clube, depois chegamos ao futebol dos times do Interior. Agora já é possível ver a marca estampada também nos uniformes da equipe de voleibol masculina do Minas.”, declara Antunes.

Foto: Divulgação.

camponesa voleiAntunes destaca que atualmente cerca de 2,5% da receita líquida da empresa vai para os investimentos em marketing e que grande parte deste montante é direcionada para as campanhas em esporte.

Tamanha atuação e investimento, o leite Camponesa já chegou ao posto de primeira marca do produto na Região Metropolitana de Belo Horizonte e segunda de todo o Estado.

No caso da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), sediada em Patos de Minas, na região do Alto Parnaíba, segundo o presidente João Bosco Ferreira, os recursos destinados a cada exercício às ações de marketing ultrapassam os 1,5% do faturamento da companhia e boa parte desse montante é aplicada na área de esportes.

No fim do ano passado a empresa firmou contrato com os dois maiores times de futebol do Estado – Atlético e Cruzeiro – para uma cota de patrocínio válida para 2015 e 2016. Os valores dos contratos são similares, mas não foram julgados. Os dois clubes já emprestavam suas marcas para caixas de leite da empresa, que também patrocina times do Interior como Patos de Minas, URT e Mamoré.

cemil times mineiros

Fonte: Mara Bianchetti/Diário do Comércio.