Não há dúvidas sobre a importância dos meios de comunicação, tanto para a população, quanto para as empresas. Porém, diferente do que muitas pessoas acreditam, é preciso ter critérios sobre o que pode ou não ser divulgado para o público. Além dos veículos de comunicação tradicionais, é necessário ter cautela naquilo que é comentado nas redes sociais. É por isso que muitas instituições buscam empresas especializadas em comunicação empresarial, assessoria de imprensa e relações públicas, para administrarem essas mídias. De acordo com a jornalista, sócia da Lide Multimídia, Paula Batista, mesmo em uma mídia social é preciso ter responsabilidade, trabalhar com estratégia, planejamento e discernimento.
“Profissionais qualificados conseguem melhores resultados, pois desenvolvem ações direcionadas, sem contar que sabem como se posicionar em situações de crise que, nas mídias sociais, acontecem de modo mais rápido e precisam de uma contenção imediata do boato, ou minimizar os impactos”, destaca.
Da mesma forma que uma empresa não coloca a sua imagem sob-responsabilidade de uma pessoa não qualificada para divulgá-la, seja na publicidade ou na comunicação empresarial, o mesmo acontece nas mídias sociais. “A imagem da empresa é um bem tão precioso, que deixá-la sob-responsabilidade de alguém não qualificado pode acabar dando dor de cabeça e prejuízos à imagem da marca”, ressalta Paula.
Quando uma empresa opta por cuidar sozinha de suas redes sociais, ela corre o risco de não ter colaboradores atuando diretamente e especialmente para isso. É comum vermos empresas que abastecem e monitoram suas mídias sociais internamente, onde vemos que os consumidores demoram a obter respostas, há maior número de reclamações, compartilhamentos não positivos, entre outros.
“Se a empresa disponibiliza algum especialista para fazer esse trabalho interno, deve cobrar dedicação, planejamento e estratégia. Quando uma empresa de comunicação empresarial atua nessa área, ela se responsabiliza por esses detalhes, pelo monitoramento constante, pela formação da melhor rede de seguidores e pela busca de novidades que atrairão os fãs”, explica a jornalista, que complementa dizendo que sendo especialista em comunicação, a interação com os seguidores flui de maneira ainda mais atuante.
Outro grande problema em não se ter um profissional qualificado para cuidar das mídias sociais é em relação aos erros de português que, comumente vemos em diversos veículos. “Erros podem tirar a credibilidade da empresa diante de seus clientes e consumidores. Se for constante é pior ainda. A sua página nas mídias sociais é seu cartão de visitas, é o quintal da sua casa ou a varanda. O importante é sempre cuidar do visual, da qualidade da informação e da rede de seguidores”, alerta Paula.
As empresas que têm interesse em ingressar nas redes sociais devem procurar profissionais especializados nessa área, que já tenham portfólio e experiência de sucesso comprovada. De acordo com Paula, essa é a maneira mais segura de saber se a empresa está atuando de forma assertiva.
Para não correr o risco de ter ruídos de informações, a empresa deve ter confiança no produto ou serviço, além de se certificar sobre a qualificação da empresa que está prestando serviço. “Aprovado planejamento, linha de atuação e propostas, não há porque haver ruídos. O importante é que haja comunicação direta e que qualquer problema não chegue até o seguidor”, ressalta.
Mas, o mais importante, depois que se está nos meios de comunicação, é o imediatismo nas respostas e ações perante os seguidores. Para que não haja dúvidas na hora de responder um consumidor, é preciso que os responsáveis pelas mídias sociais façam um levantamento das possíveis dúvidas dos clientes sobre os produtos e serviços, e ter respostas com base técnicas. “Isso ajuda a não tardar em responder em uma situação de crise”, finaliza Paula.