A terceira Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão acontece de 12 a 16/03/12, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A Semana é uma composição de três eventos já consolidados na indústria de embalagens: a 8ª Brasilpack, a 21ª Fiepag e a 4ª Flexo Latino América. Realizados simultaneamente, os eventos correlacionados criam um ambiente único, que atendem a indústria convertedora de embalagem, a indústria gráfica, chegando até o produto final.
De acordo com a diretora da Semana, Liliane Bortoluci, a realização dessas três feiras paralelamente, no próximo ano, será sinônimo de consolidação de negócios. “O Brasil vem demonstrando estabilidade econômica, o poder de consumo da população aumenta, a classe média e a expansão do crédito cresceram e, com isso, varejistas investem mais. Isso tudo se traduz para a feira como uma grande oportunidade para o mercado brasileiro de embalagens”, explica.
Os números do setor justificam as expectativas para a Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão de 2012. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, as exportações de produtos gráficos totalizaram US$ 175,50 milhões nos primeiros oito meses deste ano. E foi justamente o setor de embalagens que mais contribuiu para esse faturamento, sendo responsável por 35,7% do total exportado de produtos gráficos.
A data para a realização foi estabelecida com base em decisões estratégicas da organizadora, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, em prol das empresas expositoras. “Colocamos a Semana Internacional da Embalagem como primeiro evento do nosso calendário para impulsionar as vendas desde o início do ano. As nossas feiras costumam movimentar de três a quatro meses da produção total do setor e com esse estímulo o setor deve se manter em movimentação positiva ao longo de 2011″, afirma Liliane Bortoluci.
Entre as inovações preparadas para os visitantes destacam-se as embalagens de produtos eletrônicos com impressão flexográfica em até cinco cores com verniz; as embalagens-display, que vão direto da linha de produção para a gôndola, denominadas “shelf ready package“; asembalagens tipo bag-in-box para bebidas; e os displays para divulgação e promoção de novos produtos no ponto de venda.
Entre as empresas expositoras já confirmadas estão importantes nomes da indústria, como: Altec, Bst Latina, Ciola, Corona, H.G.R , Laserflex, Maqplas, Mainard, Maquinas Santoro, Mega Steel, Polimaquinas, Prestmac, Trata, Tudela, Vemax, Wortex, Esna, New Sino, Roland, Srpack, Ribran, Golden Fix, Comexi E Vivacor.