Atualmente, o setor de licenciamento no Brasil – um negócio que movimenta perto de 13 bilhões de reais (5,87 bilhões de dólares) no varejo – é dominado por marcas e personagens estrangeiros. Isso não impede que os empresários brasileiros tentem estabelecer um fluxo contrário e aumentar o volume de contratos de suas licenças no mercado internacional.
Por meio do projeto de estímulo às exportações Brazilian Brands, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 13 empresas, representantes de cerca de 30 propriedades, participam da Licensing Expo 2014, entre os dias 17 e 19/06, no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas.
Foto: Divulgação.
São elas: TV Pinguim (Peixonauta, O Show da Luna), Toys Talk (Spark Dogz, Egg Ninja, Monsteel, Dino Mundi, Snow & Stella, Aremi), Bromelia Produções (Galinha Pintadinha), Redibra (Capricho e Boa Forma), Xtreme Sports (Red Nose), Naja Extreme (Naja Extreme), Mormaii (Mormaii), Kasmanas (Patati Patatá, Bob Zoom, Meu Amigãozão, Jolie), Gloob (D.P.A. Detetives do Prédio Azul, Gaby Estrella, Osmar a Primeira Fatia do Pão de Forma), Fico (Fico, Fico nas Ondas do Surf), Brands 360 (Isabella Fiorentino) e Mauricio de Sousa (Turma da Mônica, Mônica Toy, Turma da Mônica Jovem e Turma do Chico Bento).
Estratégia Internacional
A participação na principal feira de licenciamento do mundo faz parte da estratégia da Abral de ampliar o alcance das marcas e personagens brasileiros no mercado internacional, e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios. A meta de vendas estimada para essa ação é de quatro milhões de reais (1,8 milhões de dólares).
Em 2013, o estande coletivo do Brazilian Brands estreou na feira de Las Vegas com 13 empresas e 26 propriedades nacionais. O espaço recebeu a visita de profissionais dos Estados Unidos, México, Espanha, Turquia, Japão, Reino Unido, Canadá, Chile, Tailândia e Argentina, e rendeu um resultado comercial de 3,4 milhões de reais (1,54 milhões de dólares) até o final do ano.
Outra ação do projeto, o Brazilian Brands Experience, consistiu na vinda de agentes internacionais e veículos de comunicação estrangeiros para o principal evento do setor de licenciamento no país, a Expo Licensing Brasil 2013.
Para este ano, a entidade pretende repetir e ampliar a ação, levando os convidados a visitas técnicas em fabricantes de produtos licenciados e grandes varejistas, e promover rodadas de negócios com licenciadores brasileiros durante a feira que acontece nos dias 30/09 e 1º/10, em São Paulo.