Este é o objetivo do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) ao participar dos encontros de negócios durante a “Virtuoso Travel Mart 2011”, que ocorre até o dia 19/08, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Realizado anualmente, este evento é focado no segmento de turismo de luxo e dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do turismo internacional.
Durante o Virtuoso Travel Mart, realiza-se também o “Annual Destination Showcase Dinner”, voltado aos destinos turísticos que possuem interesse em obter contato exclusivo com agentes de viagens especializados. Na ação, a Embratur compartilhará uma mesa com oito profissionais potenciais à comercialização dos destinos brasileiros.
A Embratur, percebendo a importância do segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo, criou em 2009, com a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a “Brazilian Luxury Travel Association” (BLTA), o Clube de Produtos de Turismo de Luxo. O objetivo do Clube é de apoiar as ações de promoção e comercialização do Brasil como destino de luxo no mercado internacional.
O relatório da “International Luxury Travel Market” (ILTM), baseado em dados da Organização Mundial do Turismo, indica que turistas de luxo correspondem a 3% do movimento de turistas no mundo, representando 25% dos gastos em viagens internacionais.
O estudo também mostra que as viagens de luxo geraram 25 milhões de viagens mundialmente e US$ 180 bilhões em gastos, ou US$ 7,2 mil por viagem. O gasto médio diário do turista de luxo é, em média, oito vezes maior que dos turistas convencionais.
Nas últimas duas décadas o segmento de luxo começou a atrair investimentos, se constituindo como um mercado novo e lucrativo. De acordo com o relatório elaborado pela MCF Consultoria sobre o Panorama Mundial do Mercado de Luxo, o segmento cresceu entre 12 e 18% anualmente nesta última década, apresentando taxas de crescimento superiores nos países emergentes como China e Rússia.