A Embratur lançou o Projeto de Promoção Turística das Cidades Patrimônio Cultural, programa que visa fazer uma promoção específica desses destinos, além de capacitar operadores de turismo estrangeiros com informações sobre as cidades históricas brasileiras.
“Estão previstas a realização de press trips, seminários para formadores de opinião, workshops para agentes de viagens, elaboração de material promocional específico e realização de exposições no Exterior sobre o Patrimônio Cultural brasileiro”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O programa será lançado na próxima Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, de 22 a 26/01, onde será realizada uma exposição com imagens e vídeos dos Patrimônios Culturais do Brasil.
Em seguida, a exposição seguirá para França e Itália, outros dois países que se encontram na lista de maiores emissores de turistas para o Brasil. Segundo Dino, o objetivo é diversificar ainda mais a imagem internacional do Brasil, agregando ao Sol e Praia e Ecoturismo – que atualmente são os dois principais motivos que levam um estrangeiro a visitar o Brasil – o interesse pela cultura brasileira.
Soma-se à iniciativa das Cidades Históricas o edital lançado este ano para apoio das festas juninas que, no ano que vem, coincidirão com a Copa do Mundo de 14.
Uma pesquisa realizada pela Embratur mostrou que a principal atividade de lazer do turista que veio para a Copa das Confederações, em junho, foi cultural e que, entre um jogo e outro, o estrangeiro optou por visitar museus, monumentos e bairros históricos.
A pesquisa revelou que bairros históricos foram procurados por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca de 39% dos estrangeiros optaram por passeios em monumentos. Os shows e espetáculos foram assistidos por 15,5%.