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Embratur intensifica ações de promoção da JMJ

Tratando-se de um megaevento, o Instituto vai aproveitar sua visibilidade para promover o Brasil internacionalmente, por meio da divulgação do patrimônio religioso, cultural e natural do País.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento católico que está prestes a completar 29 anos de atividades, acontecerá, pela primeira vez, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28/07.

Tratando-se de um megaevento, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai aproveitar sua visibilidade para promover o Brasil internacionalmente, por meio da divulgação do patrimônio religioso, cultural e natural do País.

A iniciativa prevê a criação do Central Digital do Cristo Redentor e a transmissão da JMJ, na Plaza de Mayo, no centro da cidade de Buenos Aires, na Argentina. “O projeto é de interesse para o trabalho de promoção turística que a Embratur faz do Brasil para o público estrangeiro e seremos parceiros da Arquidiocese nessa grande ação”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur.

A última edição da Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, em Madri, atraiu mais de dois milhões de pessoas de 190 países.

O Rio de Janeiro deve ultrapassar esses números e a Jornada poderá se tornar um evento ainda maior do que a Copa do Mundo para a cidade. “Este será mais um megaevento que o Brasil sediará e mais uma oportunidade de projetar a imagem do Brasil para o mundo, assim como estamos fazendo na divulgação do País como sede de Copa e Olimpíadas”, ressaltou Dino.

Dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) mostram que mais de 600 milhões de turistas fazem viagens com cunho religioso a cada ano.

Embratur intensifica ações de promoção na JMJA Central Digital do Cristo Redentor, que consiste em uma ação inédita onde serão instalados cinco painéis, com duas telas cada, localizados, estrategicamente, no alto do principal cartão postal brasileiro.

Além de um conteúdo diversificado, a Central abordará informações históricas da Capital carioca e dos pontos turísticos de várias cidades e municípios brasileiros, em sete idiomas. Segundo dados dos organizadores da JMJ, cerca de 92% dos turistas que visitam o Rio de Janeiro expressam vontade de ir ao Cristo Redentor.

Em 2011, o local recebeu mais de dois milhões de turistas, sendo 40% estrangeiros. Com o acordo firmado com a Arquidiocese do Rio, por meio do Instituto Jornada Mundial da Juventude, a Embratur poderá realizar ações promocionais do Brasil no Cristo Redentor nos próximos dois anos.

Além da Central Digital, será transmitida, ao vivo, parte da Jornada Mundial da Juventude na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, onde está localizada a Casa Rosada.

Ao longo da JMJ, a Embratur promoverá, no país de origem do Papa Francisco, com repercussão para mais de 120 países do mundo, uma ampla divulgação da cultura e belezas naturais do Brasil.

Ainda na Plaza de Mayo será montado um palco com telão de LED para transmissão de todos os Atos Centrais que estarão acontecendo no Rio de Janeiro, além de vídeos turísticos dos destinos brasileiros e documentários. Ação também prevê apresentações culturais de artistas brasileiros e argentinos.

Plaza de Mayo.

A programação na Argentina se estenderá até o dia 28/07, quando será exibida, ao vivo, a Missa de Encerramento da JMJ Rio 2013. Além disso, a Embratur estará com um espaço de 200 metros dedicado ao trabalho de promoção, divulgação do Brasil e reuniões com operadores de turismo local.