O governador em exercício, Beto Grill, recebeu no dia 08/01, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o embaixador da Austrália no Brasil, Brett Anthony Hackett. O diplomata está no Rio Grande do Sul para uma série de encontros relativos à realização da Copa do Mundo.
Segundo Hackett, a estimativa é de que 20 mil australianos visitem o Estado durante o evento. “Vou trabalhar fortemente para ampliar a visibilidade do Rio Grande do Sul na Austrália, pois creio que podemos avançar muito mais. Com a realização do jogo aqui, queremos ter foco e aproveitar realmente a ocasião como uma oportunidade de construir propostas consistentes”, afirmou.
No encontro, Grill destacou as similaridades entre o RS e o país da Oceania, como o clima, a linha geográfica e a forte agricultura. “Vamos aproveitar o momento da Copa como uma ferramenta para ampliar nossas relações diplomáticas e comerciais com a Austrália, já que temos diversas afinidades” disse, atribuindo a visibilidade do Estado no cenário internacional à política externa mais arrojada aplicada pelo governador Tarso Genro.
Em sua primeira visita à Capital gaúcha, o embaixador manifestou a intenção de reforçar as parcerias entre o Estado e a Austrália. “Existem muitas oportunidades de cooperação, principalmente nas áreas da agropecuária, vinicultura e educação. Além disso, muitas empresas australianas têm interesse em investir aqui” disse, lembrando que já existem projetos consolidados com universidades gaúchas na pesquisa e desenvolvimento.