Experiência de Marca

Em 2011 o marketing promo foi bom pra cachorro

O trocadilho é infame, mas seu significado nunca foi tão verdadeiro. 2011 foi um ano em que o marketing promocional extrapolou as fronteiras do humano e começou a trabalhar um novo perfil de <em>prospects</em>: os animais de estimação.

O trocadilho é infame, mas seu significado nunca foi tão verdadeiro. 2011 foi um ano em que o marketing promocional extrapolou as fronteiras do humano e começou a trabalhar um novo perfil de prospects: os animais de estimação.

Até então, conhecíamos ações para os donos de animais, mas com tanta tecnologia disponível, deixar os cãezinhos e gatos do mundo fazerem suas próprias escolhas tornou-se um caminho natural.

Trazemos aqui as dez ações promocionais que mais gostamos – boas para cachorro e também para gatos, papagaios, tartarugas…

1. Hotel de luxo para gatosNossa redação começou a receber press releases específicos de cães e gatos em 2010. Na Inglaterra, foi criado um espaço cheio de tranquilidade e entretenimento para os bichanos nascidos em berço de ouro. Para divulgar os serviços  foram realizadas ações promocionais para consumidores de diversos alimentos para gatos no país.

2. Foursquare para cães – Na Alemanha, foi registrada a primeira ação promocional para cães. A marca de alimentos GranataPet distribuiu potes com o seu novo alimento em pontos estratégicos da cidade de Hamburgo. Para estes não ficarem expostos, o Foursquare foi associado ao dispenser de samples de comida para cães enquanto estes passeavam com seus donos. Para experimentar, o dono ativava o espaço com seu smartphone.

3. Game de iPad para gatosEsta dispensa apresentações. A Friskies desenvolveu o primeiro jogo para gatos em iPad:

4. Cães “subiram ao pódio” em CannesA ação de direct promovendo a adoção de cães na Nova Zelândia ganhou bronze em Direct – e arrancou muitos “oooooh” da plateia na entrega dos prêmios! A agência Colenso BBDO utilizou-se da máxima “O cão reflete a personalidade do dono” e criou o Doggleganger, um aplicativo que lia os traços faciais dos interessados em adoção e apresentavam os animais fisicamente mais “parecidos” com os futuros donos.

Ainda na linha da responsabilidade social animal, na Rússia uma campanha alertou donos de cães para não darem restos de comida aos seus amigos de quatro patas, em ações promocionais realizadas em bares e restaurantes.

6. A primeira campanha integrada para cães O app para gatos em iPad fez escola e os elementos identificados renderam uma campanha integrada para cães na Áustria – com direito a filme de 23 segundos e tudo:

7. Hertz apostou no “marketing olfativo” para cães – Em Estocolmo, foram escondidos saborosos ossos para cães debaixo de diversos bancos e espaços públicos da cidade, facilmente encontráveis por estes, graças ao seu extraordinário olfato. Os ossos continham uma etiqueta que informava, aos donos, a nova facilidade oferecida pela empresa para que eles e seus animais pudessem viajar tranquilamente nos carros da Hertz.

8. Primeiro passeio virtual salva cães abandonados – Mais uma vez a tecnologia a serviço dos cães. Pensando em formas de erradicar o abandono na Inglaterra, a Pedigree lançou uma campanha de sensibilização por meio da qual era possível levar o cão virtual Ripley para dar uma voltinha. Cada passeio gerava um euro na luta para resgatar os animais e promover a sua adoção.

9. Homenagem no Dia do Amigo – A Fabrika de Eventos realizou uma ação especial para a Pedigree, junto com um de seus lojistas, a Avicultura Trilhos Dogs, em São Paulo, presenteando os donos de bichinhos de estimação com fotos lembranças. A ação promocional aconteceu na semana do Dia do Amigo.

10. Promo para os cinco sentidos dos gatos – A mais recente ação envolvendo animais aconteceu em novembro. A Purina Friskies realizou a “Promoção Sensações”, incentivando a interação entre os animais e seus donos. A comunicação intitulada “5 brindes para brincar com os 5 sentidos do seu gato”, criada pela G2 Brasil, contou com peças de ponto de venda em todo o Brasil.