A partir do dia 13/03, começa uma verdadeira maratona de intercâmbio pelo País, com a Eduexpo passando por sete Estados brasileiros, além do Distrito Federal, até o final do mês.
Serão cerca de 100 expositores, recebendo mais de 40 mil pessoas. Considerada a maior feira de intercâmbio da América Latina, a Eduexpo começa por Curitiba (PR), e segue para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), terminando em Fortaleza (CE), no dia 29/03.
Com entrada gratuita, a feira de intercâmbio promove o encontro entre estudantes brasileiros e diretores de escolas, universidades e agências de viagens. Representantes de consulados também estarão presentes na Eduexpo para apresentar os diferenciais da educação dos respectivos países.
Nos pavilhões, além das melhores universidades, estarão diversas entidades ligadas aos governos dos países participantes. No pavilhão do Reino Unido, por exemplo, será possível conversar com o Conselho Britânico e dezenas de Universidades presentes no ranking das melhores do mundo como a Royal Holloway, Universityof London, Durham University, UniversityofRoehampton, Universityof Glasgow e a London SchoolofCommerce, entre outras.
Tendência
A feira de negócios tem crescido ano a ano, seguindo uma tendência do mercado. Este ano, a expectativa é que registre um crescimento de cerca de 20% em relação ao ano passado.
“Com mais opções de cursos no Exterior e possibilidade de pleitear bolsas de estudos, os brasileiros têm procurado o intercâmbio para incrementar o currículo profissional, ou mesmo vivenciar uma experiência única”, comenta Julio Ronchetti, organizador da Eduexpo.
Segundo Ronchetti, no ano passado, o setor movimentou cerca de R$ 3 bilhões, registrando um aumento de mais de 5% em relação a 2012. Com isso, cerca de 200 mil brasileiros participaram de algum programa de intercâmbio. Para este ano, estima-se que cerca de 230 mil intercambistas procurem cursos no Exterior.
O perfil do intercambista também tem mudado, com o ingresso cada vez mais frequente do público pertencente à Classe C, além do aumento no número de adultos já formados que buscam alguma especialização ou curso de MBA no Exterior.
Segundo Ronchetti, o setor tende a ficar ainda mais aquecido com a proximidade dos grandes eventos: Copa do Mundo (2014) e Olimpíada (2016). A expectativa é que nos próximos dois anos mais de 500 mil brasileiros busquem cursos no Exterior nas áreas de graduação, pós-graduação, e, principalmente, de línguas estrangeiras nos mais diversos países.
“Mesmo com a alta do dólar, registrada nos últimos meses, o mercado de intercâmbio tende a crescer, pois o brasileiro tem investido mais em educação e lazer”, conclui Ronchetti.
Calendário da Eduexpo 2014
Curitiba
Dia: 13 de março, das 16 às 21h.
Local: Hotel Four Points by Sheraton Curitiba (Av. Sete de Setembro, 4.211, Batel).
São Paulo
Dia: 15 e 16 de março, das 14h às 19h.
Local: Centro Fecomercio de Eventos (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista).
Rio de Janeiro
Dia: 18 de março, das 16h às 21h
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (Av. Aquarela do Brasil, 75, São Conrado).
Brasília
Dia: 20 de março, das 16h às 21h.
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Bloco G).
Porto Alegre
Dia: 22 de março, das 14h às 19h.
Local: Hotel Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18, Moinhos de Vento).
Salvador
Dia: 25 de março, das 16h às 21h.
Local: Hotel Pestana Bahia (Rua da Fonte do Boi, 216, Rio Vermelho).
Recife
Dia: 27 de março, das 16h às 21h.
Local: Transamérica Prestige Beach Class Internacional (Av. Boa Viagem, 420, Boa Viagem).
Fortaleza
Dia: 29 de março, das 14h às 19h
Local: Mareiro Hotel (Rua Tibúrcio Cavalcante, 2380, Meireles).
Mais informações aqui.